ContilNet Notícias

Ministro do Meio Ambiente se reunirá com lideranças indígenas em aldeia no Juruá

Por TIÃO MAIA, DO CONTILNET

O ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, se reunirá, na próxima terça-feira (4) em Mâncio Lima, com lideranças indígenas do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira, além de lideranças da Reserva Extrativista Chico Mendes, de Xapuri. Além dos líderes indígenas, Ricardo Salles também participa de reunião com oito prefeitos do município da região, que representam o consórcio do Vale do Juruá. O encontro será na aldeia do povo Poyanawa, na zona rural de Mâncio Lima.

A agenda do ministro no Vale do Juruá também incluirá visita a um trecho da BR-364 que deverá ligar os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima à cidade peruana de Pucallpa. Por ali deverá passar o trajeto final da BR-364 ligando o Brasil, através do Acre, na região do Juruá, ao vizinho país do Peru, uma proposta defendida no Senado da República pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC), um dos articuladores da agenda do ministro no Estado.

Ricardo Salles e Márcio Bittar/Foto: reprodução

Ricardo Salles chega ao Acre na noite da segunda-feira (3)  quando será recebido pelo governador Gladson Cameli e parlamentares. Na terça-feira (4) ele visitará áreas alagadiças do Rio Acre, outra agenda de Márcio Bittar para a área do meio ambiente. O senador defende a tese de que o maior problema ambiental do Acre está relacionado ao seu principal rio.

“No inverno, temos o problema das cheias, que causam danos à sociedade e muitos prejuízos aos cofres públicos, com a remoção e assistência de pessoas atingidas. No verão, o problema é a vazante do rio que, em alguns lugares, ameaça até apartar”, disse Márcio Bittar, que busca junto ao ministro a liberação de recursos para iniciar estudos em busca de uma solução definitiva para o problema.

Depois da visita em Rio Branco, às margens do rio e ao local onde os dejetos do Parque da Maternidade são despejados, Ricardo Salles e comitiva concedem entrevista à imprensa no aeroporto internacional e em seguida embarca para o Juruá.

Ainda em Cruzeiro do Sul, Salles participará da solenidade de entrega de aparelhos medidores de fumaça que vão medir a qualidade do ar na região, uma ação do Ministério Público do Estado do acre (MPAC). Trata-se do programa “Qualidade do Ar em Áreas Urbanas”, que será lançado o aeroporto internacional de Cruzeiro do Sul. Ali haverá ainda uma apresentação de coral do MPAC e do Exército Brasileiro.

Sair da versão mobile