ContilNet Notícias

Motoristas de aplicativos no Acre aderem à paralisação global por melhores pagamentos

Por LAMLID NOBRE DO CONTILNET

Uma paralisação global com objetivo de chamar a atenção para a insatisfação dos motoristas de aplicativos, principalmente da Uber, ocorre até a meia noite desta quarta-feira (8) em diversas cidades do mundo, inclusive do Brasil, dentre as quais Rio Branco, onde uma manifestação ocorreu no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta manhã.

As insatisfações vão desde as práticas de pagamento das empresas, em relação aos percentuais descontados dos motoristas, até as condições de trabalho. A ideia é pressionar as companhias a revisarem seus preços e oferecerem um pagamento considerado justo pelos motoristas,  que reclamam também do fato dos preços dos combustíveis terem aumentado sem que as tarifas tenha sido reajustadas.

Manifestantes se reuniram na frente da Aleac/Foto: ContilNet

“Estamos desligando os aplicativos porque desde que surgiram a Uber, a 99 e outras, não houve aumento na tarifa por quilômetro e nem revisão da mínima. Chegam a descontar entre 25 e 50% nas corridas. Além disso, nós, aqui temos a gasolina mais cara do país e o que a gente ganha não acompanha a inflação. Isso sem falar que as peças no Acre, são muito mais caras, devido a logística.”, disse o presidente da Cooperativa dos Aplicativos, no Acre, Rodrigo Vale.

Mesmo sem saber precisar o número de veículos que deixam de circular no transporte de passageiros em face da paralisação, ele estima que, no mínimo, 700 estejam parados, o que pode causar escassez do serviço e, consequentemente, elevar o custo das corridas para o usuário final, devido ao preço dinâmico praticado pelo aplicativo, relativizado pela oferta e a demanda.

O protesto coincide com abertura de capital da Uber na Bolsa de Valores de Nova York, que ocorre nesta quinta-feira (09), o que pode prejudicar o desempenho da companhia em sua estreia no mercado  de ações, onde espera alcançar um valor de mercado entre US$90 bilhões e US$100 bilhões que, se atingido, será um dos maiores IPOS ( sigla em inglês para Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial) de tecnologia da história.

Sair da versão mobile