A empresária mãe de dois filhos e engenheira agrônoma, Edmirk Herculano, em parceira com outras mulheres, criaram uma rede de mães empreendedoras na capital acreana, como o nome “Compre de uma mamãe”, para incentivar a integração e reintegração das genitoras no mercado de trabalho.
Em entrevista ao ContilNet, Edimirk disse que a ideia surgiu a partir da sua própria história de vida, que une maternidade e trabalho em uma mesma perspectiva.
“Sou Engenheira Agrônoma mãe de 2 filhos e comecei a empreender quando nasceu meu primeiro filho em 2014. Nesse momento em que me descobri mãe eu não queria perder nem um detalhe do crescimento do meu filho, suas descobertas, seu desenvolvimento, então decidi não voltar ao mercado de trabalho convencional e larguei minha profissão! Comecei a desenvolver meu próprio negócio em casa, criando meus horário, minha rotina e o melhor ao lado da minha família”, comentou.
A profissional, proprietária da loja Mamãe Coruja, que vende peças divertidas e personalizadas para toda a família, mesmo cuidando dos filhos, diz que seu sucesso profissional é resultado de muita luta.
“Minha empresa hoje tem 5 anos de mercado e é minha única fonte de renda! Sei que através da minha história com o empreendedorismo materno já inspirei muitas mamães e quero poder ser inspiração para muitas outras que estejam passando por essa fase do pós parto ou transição de carreira”, complementou.
“Nossa experiência no empreendedorismo, iniciou após a maternidade. Os desafios de criar um filho e conciliar com os horários e obrigações no mercado convencional nos fez buscar outras alternativas. Dessa forma empreender e trabalhar em casa foi a solução mais viável que encontramos. Poder nos sentir realizadas como mãe e como profissional nos fez se conectar com quem realmente somos. Entretanto o papel multitarefal da mulher, de ser mãe, mulher, dona de casa e empreendedora, também nos trouxe desafios para conciliar todos esses papéis. Mas com planejamento e organização conseguimos dar conta”, explicou.
Sobre o projeto, afirmou que a compra de um produto vendido por uma mãe, “além de fomentar a economia colaborativa, ajuda na renda familiar e aumenta autoestima de muitas mulheres”.
“Quando uma mamãe busca empreender, ela não está abrindo apenas um negócio. Está construindo sonhos”, finalizou.
Para a especialista Andreia Melo, também idealizadora do projeto, empreendedora e mãe de 3 filhos, a ação traz empoderamento e vida. Sua história com negócios vem de a infância cheia de criatividade. À reportagem contou que quando criança produzia bijuterias para vender na escola.
“É de muita importância esse projeto que levanta nas mulheres a força para empreender. Desde adolescente já corria nas veias o sangue empreendedor, pois já fazia bijuterias para vender na escola. Entretanto, por incentivo de minha mãe acabei seguindo o caminho de servidora pública, mas sempre sentia que faltava algo para sentir realizada, que alinhasse meus valores as minhas ações. Em 2015, comecei a empreender representando uma marca de cosméticos, onde era líder de expansão da marca no nosso Estado e possuía uma rede com mais de 100 consultoras, trabalhava incentivando as mulheres a transformar suas vidas através do empreendedorismo. Em 2018, com nascimento da minha terceira filha resolvi mudar de ramo de atuação para ajustar a nova rotina, entretanto continuo empreendendo, agora na área de papelaria criativa, desenvolvendo artigos com foco em planejamento, organização e controle”, salientou.
Melo é proprietária da Estória Criativa (@estoriacriativa) e trabalha com papelaria personalizada com foco em planejamento, organização e registro.
No @compredeumamamae, no Instagram, é possível conferir várias novidades sobre a campanha. Confira!