Meghan Markle, mulher do príncipe Harry, deu à luz um menino nesta segunda-feira (6). A criança, que é a primeira do casal, é a sétima na linha de sucessão do trono britânico. O nome ainda não foi escolhido.
O bebê nasceu com 3,260 kg às 5h26 (0h26 no horário de Brasília). Harry contou que que a mãe e a criança passam bem. “Foi uma experiência incrível”, afirmou o príncipe.
Harry contou que o casal está “absolutamente emocionado” e agradeceu o apoio que recebeu durante a gravidez.
O bebê, que é o oitavo bisneto de Elizabeth II, não receberá um título de príncipe automaticamente a não ser que a rainha intervenha. A restrição acontece, porque o rei George V limitou os títulos reais em 1917. Ele poderá usar um dos títulos menores de Harry e ser conhecido como o Conde de Dumbarton.
Por causa do preconceito nas regras que cercam os títulos hereditários, se tivesse nascido uma menina, ela não poderia se tornar a Condessa de Dumbarton.
As apostas sobre o nome do bebê estão sendo feitas nos sites especializados — e incluem até mesmo opções inusitadas, como “Donald” e “Brexit”.
Meghan, que antes de entrar para a família real já era uma conhecida atriz norte-americana, se casou com Harry em maio de 2018, na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Com isso, ela se tornou a mais recente plebeia a entrar para a realeza britânica.
O primeiro na linha de sucessão do trono britânico é o príncipe Charles, filho de Elizabeth II e pai de Harry. O segundo é o príncipe William, irmão de Harry, seguido pelos seus três filhos: George, Charlotte e Louis.
Duque e Duquesa de Sussex
Harry é filho do príncipe Charles e da falecida Diana de Gales, e neto da rainha Elizabeth 2ª. O título de Duque e Duquesa de Sussex foi concedido pela rainha horas antes do casamento, em maio. O título era um dos poucos que ainda estavam vagos e sua origem remonta a 1801, quando o então Rei George III (1738-1820) concedeu o ducado de Sussex ao seu filho Augusto.