Mais de 700 trabalhadores, 33 equipes, 250 máquinas e equipamentos, 60 toneladas de massa asfáltica, 1.500 ruas recuperadas em 227 bairros da capital, e um investimento inicial de mais de R$ 50 milhões, provenientes de recursos próprios. Esses são apenas alguns dos números expressivos da Operação Verão 2019, lançada oficialmente pela prefeita Socorro Neri nesta quarta-feira, 8, às 6h30 da manhã do pátio da Usina da Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb).
Além da operação tapa-buracos, a Prefeitura de Rio Branco vai realizar a limpeza de ruas, parques e praças, desobstrução de canais, córregos, rede de drenagem, construção de pontos de ônibus, reparos em calçadas, na sinalização de trânsito, paisagismo e serviços de iluminação pública.
“A prefeita se preocupou muito em fazer esse momento acontecer. Com muito planejamento para que todo o recurso público disponível fosse usado da melhora maneira. Agora chegou a hora, com uma grande frente de serviço, para darmos as respostas que a população tanto deseja”, falou o secretário de Infraestrutura, Marcos Venício de Oliveira.
De acordo com o diretor-presidente da Emurb, Marco Antônio Rodrigues, já nos próximos dias será possível que a população perceba as melhorias alcançadas com a Operação. “A intensificação das equipes nas frentes de serviços vão dar uma resposta e a população vai sentir essa diferença. Nossa malha viária está bastante judiada e vamos ter que agilizar o mais rápido possível para que esse resultado apareça”.
Os critérios de prioridade para execução dos serviços levam em conta as vias de transporte coletivo (áreas urbana e rural), vias estruturantes, vias de ligações, vias secundárias, vias de interesse coletivo e ramais do cinturão verde. “A partir de hoje a prefeita Socorro Neri transforma a cidade de Rio Branco em um grande canteiro de obras. Foi uma decisão acertada aguardar o fim desse inverno rigoroso que tivemos. Agora teremos toda a energia, recursos e disposição da administração municipal para superarmos esse momento delicado”, pontou o líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck.
A vereadora Lene Petecão também relatou estar feliz com o início da Operação Verão. “Eu sou sempre muito crítica, mas é preciso saber separar as coisas e ter responsabilidade com as críticas. A gente sabe que o nosso inverno foi pesado, que era preciso esperar. E eu estou aqui para parabenizar a prefeita Socorro Neri pela decisão de esperar o período de estiagem. Quem ganha é população e eu não poderia estar ausente desse evento tão significativo”.
O início da ação foi muito comemorado por presidentes de bairros e dirigentes de associações de moradores. “É com muita satisfação que eu vejo que a prefeita está sabendo como gastar e principalmente zelando pelos recursos públicos, cada vez mais preciosos. Se essa ação tivesse sido feita no período chuvoso, eu creio que quase tudo teria se perdido. Acredito que com essa decisão será possível realizar um trabalho com maior qualidade e melhor para as nossas comunidades”, disse Francisco Nizomar Brito, presidente do bairro Canaã.
O mesmo otimismo foi compartilhado pelo presidente do bairro Nova Estação, Junior Evangelista. “Muitas comunidades serão beneficiadas com a Operação Verão, nós entendemos as dificuldades climáticas impostas e que impedem que ações mais efetivas e permanentes possam ser realizadas aqui na nossa região. Esse é o momento certo, e a Prefeitura está agindo de forma correta, os investimentos serão realizados no período correto que é o verão”.
As secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semeia), Zeladoria (SMZC), Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), Superintendência de Transportes e Trânsito (RBTrans) são os órgãos municipais diretamente responsáveis pela Operação.
Dos mais de 700 trabalhadores que vão atuar diretamente na operação, 353 deles foram contratados recentemente pela Prefeitura por meio de processo seletivo simplificado. O operador de rolo liso, Antônio Conceição de Albuquerque, disse que o momento para ele é de dupla felicidade, primeiro pelo emprego conquistado e também por atuar na melhoria da qualidade de vida da cidade onde ele e sua família vivem. “Eu agradeço muito pela oportunidade de trabalho, num momento em que muitos estão desempregados, e, claro, a expectativa de poder ajudar minha cidade”.
Apontador, auxiliar mecânico, auxiliar em topografia, auxiliar operacional em serviços diversos, encarregado e mecânico de máquinas pesadas foram algumas das profissões que tiveram a oportunidade de participar do processo seletivo realizado para atender essencialmente as atividades da Operação Verão. “Tem muito serviço para ser feito na cidade, e eu espero desempenhar meu trabalho da melhor forma possível, porque é um trabalho que como cidadão, morador desta cidade, também estou fazendo pra mim”, disse o encanador Farleilson Lima.
Ao declarar oficialmente iniciada a Operação Verão, a prefeita Socorro Neri destacou os dias difíceis e a decisão de fazer o melhor uso possível dos recursos públicos mesmo diante de muitas críticas. “Nós felizmente começaremos a sair desse momento ruim, a hora é agora. Há toda uma programação, um planejamento executado com muito cuidado e zelo que nós vamos desenvolver até outubro para que a cidade de Rio Branco fique em melhores condições. Esse recurso que conseguimos juntar a partir da economia que fizemos com a reforma administrativa, com a diminuição de locação de imóveis, de veículos, com mídia, propaganda, infelizmente ainda não é suficiente para atender todas as demandas, mas há outros recursos que também estamos buscando viabilizar para que nossa cidade possa seguir avançando. Esse é o nosso grande desafio, criar condições para que a cidade siga melhorando”.
O que eles disseram:
“Esse é momento mais esperado tanto pela população quanto pela própria gestão municipal. Estou muito feliz por participar desse ato, tenho certeza que logo mais nós estaremos comemorando as melhorias alcançadas pela Operação Verão”, Elzinha Mendonça, vereadora.
“A população de Rio Branco aguardava muito por esse momento por causa do inverno rigoroso que tivemos, começamos a ter chuva em novembro do ano passado e agora em maio ainda continua chovendo. Então, de fato, o nosso solo, aliado ao tráfego intenso que existe na nossa cidade, provoca muitos buracos. O que a prefeita fez foi tomar uma decisão e otimizar recursos, não usar o dinheiro público para ações que seriam paliativas, agora sim, daremos a resposta positiva que a população precisa e merece”, Eduardo Farias, vereador.
“A prefeita Socorro Neri é uma guerreira, essa é uma luta grande, desafiadora, que não iniciou agora. Tudo tem sua hora, e eu acredito, sim, que a hora é agora. Estou confiante no trabalho que a Prefeitura vai realizar nessa grande Operação Verão”, Elzian Andrade (Doquinha), 1º secretário da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb).