19 de abril de 2024

Paleontólogos descobrem novo dinossauro, um Tiranossauro rex ‘anão’

O dinossauro teria morrido com três anos, há 92 milhões de anos

Nesta segunda-feira (6), um grupo de Paleontólogos revelou que descobriram um novo dinossauro, um Tiranossauro rex em versão anã, com menos de um metro de altura.

O dinossauro, denominado ‘Suskityrannus hazelae’, teria morrido com três anos, há 92 milhões de anos, de acordo com a análise feita a dois esqueletos parciais encontrados na bacia do rio Zuni, no Novo México, nos Estados Unidos.

Os resultados da investigação, publicados na edição digital da revista Nature Ecology & Evolution, apontam que a espécie pesava entre 20 e 40 quilos e media cerca de três metros de comprimento.

Um dinossauro como o ‘Tiranossauro rex’, popularizado na série de filmes “Jurassic Park”, poderia atingir na idade adulta cerca de quatro metros de altura e 12 metros de comprimento e pesar perto de nove toneladas.

Tal como o ‘Tiranossauro rex’, o ‘Suskityrannus hazelae’ seria carnívoro, mas comeria pequenos animais.

Os fósseis do novo dinossauro foram encontrados perto de vestígios de outros dinossauros, assim como de peixes, tartarugas, mamíferos, lagartos e crocodilos. A descoberta foi feita por paleontólogos norte-americanos do instituto tecnológico Virgina Tech.

Em comunicado, o instituto explica que o nome dado ao novo dinossauro deriva das palavras ‘Suski’, que significa ‘coiote’ para os nativos americanos da tribo Zuni, em cujas terras foram encontrados os fósseis, ‘tyrannus’, monarca em Latim, e ‘hazelae’, em homenagem a Hazel Wolfe, que apoiou as expedições científicas no Novo México.