Pela unificação e governança do povo Huni Kuin, lideranças realizam assembleia em Rio Branco

Com o objetivo de debater os desafios da população indígena e construir um plano que viabilize a unificação e garanta maior governança em suas ações de organização, lideranças Huni Kuin, realizam mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária (IV AGO da FEPHAC) que deverá reunir, pelo menos, 300 participantes entre os dias 21 e 25 de maio, em Rio Branco.

Organizadores esperam, pelo menos, 300 participantes./ Foto: Cedida

De acordo com o presidente na Federação do Povo Huni kui do Acre (Fephac), Ninawá Huni kui, “o projeto é por uma autonomia justa, pela unificação de um povo autêntico, e garantir a continuidade das nossas tradições para as futuras gerações.”, disse.

Esta é a quarta edição da Assembleia Ordinária do Povo Huni Kuin e a programação inclui atividades culturais, exposição e venda de artesanato, além de debates divididos em oito eixos temáticos.

O primeiro trata do “Empoderamento das Representações Huni kui”, a partir da definição e criação de identidade das lideranças, bem como de suas atribuições jurídicas.

No segundo, vem a questão da “Cultura e Espiritualidade”, quando será criado um calendário oficial de vivência cultural huni kui e definições de conceitos de atividades culturais. Também irão tratar da organização da valorização e do fortalecimento da cultura tradicional interno e externo com a divulgação, transmissão de conhecimentos, comercialização e até laboratório de Medicina.

Em seguida, o tema é “Território e Meio Ambiente”, com o debate sobre os territórios como sujeito de direito, espaço sagrado para garantia da vida; fiscalização, manutenção e proteção das Terras Indígenas.

No eixo “Educação”, serão abordados assuntos relacionados a implantação dos centros de formação, formação informal do não indígena e a situação da Educação Escolar Indígena

Sobre “Saúde e Medicina Huni Kuin”, o debate é sobre segurança alimentar, e o laboratório de medicina Huni Kuin.

Também será apresentada uma “Análise de Conjuntura”, onde serão apresentados os  Acordos internacionais, resultados da Convenção 169 OIT, Declaração das Nações Unidas e debatida a relação do povo Huni Kuin com os novos governantes.

“Sustentabilidade e desenvolvimento”, é o sétimo eixo que vai tratar sobre captação de recursos, apoio financeiro e fundo financeiro da Fephac.

E por último, o eixo “Produção”, que visa definir a organizar de um sistema de produção agrícola, produção de artesanato, a criação de um banco de dados, discutir o mercado e a criação de um banco de sementes.

A programação contempla ainda atividades como uma Festa Tradicional e Momento Espiritual, com pajelança. Na abertura, haverá canto, eleição e posse da nova diretoria da Fephac.

O evento será realizado na Chácara Shalon, na BR AC-40, km 07, em Rio Branco.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost