A Prefeitura Municipal de Rio Branco intensificou as estratégias de busca ativa para alcançar o público prioritário da campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa visa cumprir a meta de cobertura vacinal contra a influenza, determinada pelo Ministério da Saúde (MS).
Uma série de ações complementares à campanha nacional de vacinação foram adotadas para alavancar a cobertura vacinal na cidade. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e atendem a orientações da prefeita Socorro Neri.
A meta principal é proteger as pessoas que fazem parte do grupo de risco: pessoas com mais de 60 anos; profissionais da saúde; gestantes; mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias; crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; professores e população indígena. Nesta quarta-feira, 29, enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram uma campanha de imunização da gripe para servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC).
Kellyton da Silva Carvalho, secretário da Zeladoria, ressaltou que estes profissionais são suscetíveis à doença devido à exposição diária ao sol, chuva e poeira. A vacina é uma forma eficiente para reduzir as complicações e as internações.
“A busca ativa dos grupos de risco, levando a vacinação diretamente aos locais onde estes se encontram, disponibilizando e facilitando o acesso das pessoas à imunização contra a influenza é uma ótima estratégia”, disse o trabalhador Raimundo Nonato Gomes, de 55 anos.
“É uma iniciativa louvável da Prefeitura e muito bem vinda por tornar mais facilitada a vacina pra nós”, comentou Gleiton Inácio de Lima, servidor da SMZC.