A capital acreana vai receber nos próximos meses um investimento de R$ 3,4 milhões na melhoria e modernização da iluminação pública da cidade. A prefeita Socorro Neri assinou nesta quarta-feira, 15, uma parceria com a Eletroacre, empresa do Grupo Energisa, que garante a troca de reatores, luminárias e a substituição das lâmpadas quentes por lâmpadas de led, mais econômicas e eficientes.
A medida foi muito aplaudida por presidentes de bairros e associações de moradores que participaram do evento. “Como uma das representantes da comunidade, a gente fica muito feliz. Esse é um momento muito especial para Prefeitura em poder fazer o anúncio desse investimento e mais feliz ainda para todos os moradores de Rio Branco”, disse Adalnira Nogueira, presidente do bairro Oscar Passos.
Para o presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Oséias Silva, a segurança pública é uma das áreas que terá melhora significativa com a nova iluminação. “Pautas como essas são muito importantes e nós sempre pedimos que esse tipo de investimento fosse realizado. Agradeço a prefeita Socorro Neri que tem trabalhado com planejamento e foco para melhorar nossa cidade e dar aos moradores as respostas necessárias”.
São aproximadamente 2.700 pontos em toda a cidade que vão receber o serviço. Entre eles pontos turísticos, importantes vias e locais de grande movimentação como o Parque da Maternidade, Calçadão da Gameleira, Avenida Ceará, Avenida Brasil, Avenida Nações Unidas, Estrada do Aeroporto, Estrada da Sobral, Estrada do Calafate, entre outros.
O presidente do Conselho de Consumidores de Energia do Estado, Ivan de Carvalho, falou sobre a importância desses investimentos e que atualmente a deficiência na iluminação pública é um dos principais problemas em todas as cidades acreanas. “No ano passado nós percorremos todos os municípios e essa foi das reclamações que mais ouvimos. Então a população de Rio Branco certamente terá muito a comemorar com mais essa importante ação de melhoria na infraestrutura na cidade”.
O Programa de Eficiência Energética (PEE) é realizado por meio de Chamada Pública e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o diretor-presidente da Eletroacre, José Adriano Mendes, até o início de novembro todos os locais contemplados com o programa terão passado pela intervenção e o fim de ano será mais iluminado em Rio Branco. “Nós fizemos um levantamento aqui em Rio Branco e achamos que poderíamos contribuir com a eficiência da iluminação e reduzir custos. Esse investimento permitirá iluminar os pontos turísticos e estratégicos da cidade, além de deixá-la mais segura e bonita”.
A troca dos equipamentos deve gerar uma economia anual de R$ 750 mil aos cofres do município e cerca de 1,6 milhão de quilowatts/ano. A prefeita Socorro Neri disse que essa é uma etapa fundamental para que Rio Branco possa se tornar uma cidade melhor iluminada. Além do convênio com a Eletroacre/Energisa, a Prefeitura de Rio Branco está concluindo uma proposta para captação de recursos que visa estender a medida para os quase 42 mil pontos de iluminação pública na cidade.
“A Prefeitura está trabalhando para se tornar mais autossuficiente. Para isso estamos investindo em ações que reduzam despesas e ao mesmo tempo melhore a eficiência. Nessa questão da iluminação pública, a eficientização se dará com o uso de lâmpadas de led e, num futuro, serão instaladas usinas de energia solar, com o objetivo de reverter energia para os prédios municipais. Hoje, o que se arrecada com a COSIP [Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública], tem sido suficiente apenas para pagar a conta de consumo de energia da iluminação pública. Não sobra quase nada para fazer a manutenção e, menos ainda, para fazer investimentos. Com a redução no consumo que as lâmpadas de led possibilitam, vai gerar uma economia importante para o município”, finalizou.
Locais que serão beneficiados com o Programa de Eficiência Energética – Iluminação Pública:
- Estrada do Aeroporto;
- Ponte Coronel Sebastião Dantas (ponte de concreto);
- Passarela Joaquim Macedo;
- Calçadão da Gameleira;
- Ponte Juscelino Kubitschek (ponte metálica);
- Avenida Ceará até a AABB;
- Avenida Nações Unidas;
- Avenida Brasil;
- Avenida Marechal Deodoro;
- Rua Rui Barbosa;
- Rua Quintino Bocaiuva;
- Rua Floriano Peixoto;
- Rua Epaminondas Jacome;
- Estrada da Floresta;
- Estrada do Calafate;
- Rua Campo Grande;
- Rua Fausto Robalo;
- Rua Arlindo Porto Leal;
- Rua Dr. Franco Ribeiro;
- Catedral (Estacionamento);
- Travessa Catedral;
- Rua Graciliano Ramos;
- Rua Rio Grande do Sul;
- Ponte Amadeo Barbosa (quarta ponte);
- Rua Eduardo Assmar;
- Rua Sergipe;
- Rua Benjamin Constant;
- Rua 24 de janeiro;
- Parque da Maternidade;
- Estrada da Sobral;
- Avenida Antônio da Rocha Viana e Estrada Apolônio Sales.