24 de abril de 2024

Professores do Anglo promovem campeonato de Xadrez para estudantes no Via Verde Shopping

O Via Verde Shopping, em Rio Branco (AC), recebeu neste sábado (18) pelo menos 150 alunos de 14 escolas da Capital, das redes pública e privada, na realização da primeira etapa da Copa Xadrez Escolar 2019, uma iniciativa de vários professores da área, entre eles, Francisco Jonas Nascimento da Silva, 30 anos, que lecionam no colégio Anglo.

O evento, que foi acompanhado pelo portal ContilNet, conta com o apoio da Federação Acreana de Xadrez e do Via Verde Shopping. Só o Colégio Anglo participou do evento com mais de 60 alunos.

O evento aconteceu no Via Verde Shopping/Foto: ContilNet

O Xadrez é um jogo de tabuleiro, considerado também arte e ciência, que simula um conflito entre dois exércitos – cada um composto por 16 peças, representados por peões, torres, cavalos, bispos, uma rainha e um rei. O jogo, competido por dois participantes, requer estratégia e tem como objetivo conquistar o rei do adversário. Sua origem é controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia, com o nome de Chaturanga, e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais. O registro de seu surgimento data do Século VI.

Os organizadores do evento/Foto: ContilNet

De acordo com os organizadores do campeonato que está sendo realizado em Rio Branco, o evento contará com as modalidades feminina, com início do jogo às 10h, e masculina, com início às 14h. “O objetivo é divulgar mais o jogo de  Xadrez e incentivar sua prática”, disse o professor Francisco Jonas. “Esta Copa é uma etapa preparatória para o Campeonato Acreano de Xadrez Escolar, com vaga para a competição nacional”, acrescentou o professor, que também é o árbitro do evento.

As vencedoras do evento na categoria femenina: Alice ( primeiro lugar), Laís (Segunda colagada) e Isadora, que ficou em terceiro lugar/Foto: ContilNet

A competição premiará, além dos grandes campeões das duas modalidades, os três primeiros colocados com troféus e medalhas. Os demais participantes receberão medalha de participação. Cada competidor jogará quatro vezes. A Copa Xadrez Escolar conta com 14 categorias: 3º, 4º, 5º, 6º e 7º ano e categoria absoluta com participação de alunos do 8º, 9º ano e Ensino Médio, masculino e feminino.

O professor Francisco Jonas com as vencedoras do campeonato/Foto: ContilNet

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost