Em parceria com o Departamento estadual de Trânsito (Detran) e outras instituições e entidades, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), encerrou na quinta-feira, 30, as atividades do Maio Amarelo 2019.
Durante toda a manhã, no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Rui Barbosa, servidores e agentes de trânsito da RBTrans realizaram uma blitz educativa e distribuíram panfletos, adesivos, camisetas e conversaram com os motoristas de veículos que passavam pelo local.
O movimento
O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Rio Branco, a campanha deste ano foi lançada durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Acre.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Porque amarelo?
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Vidas perdidas
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em média 3 mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, o trânsito é a nona maior causa de mortes no mundo, o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito. Esta campanha pretende mobilizar toda a sociedade a adotar comportamentos seguros para reduzir esses números”.