ContilNet Notícias

Representante do Acre sobe no pódio em campeonatos Brasileiro e Sul-Americano de Jiu-Jitsu  

Por LAMLID NOBRE, DO CONTILNET

Praticante de Jiu-Jitsu há três anos, a representante do Acre nos campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, Vivianny de Melo Guarena Lima, de 30 anos subiu no pódio em ambas as competições após ter disputado com atletas de todo o país. O feito coloca o estado em destaque na modalidade.

“O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu 2019 é o segundo campeonato ‘grande’ da CBJJ [Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu] que participo, um evento que traz todos os anos atletas que são referência para nós praticantes da modalidade. Conquistei o terceiro lugar na categoria, finalizando minha oponente em pé com um estrangulamento no primeiro minuto de luta. Perdi minha segunda luta por pontos.”, disse Vivianny.

O vencedor do campeonato/Foto: Reprodução

Além dessa medalha, a atleta já trouxe para casa o vice-campeonato no Sul-Americano 2018 em sua categoria e o terceiro lugar no absoluto. “Agreguei conhecimento e experiência com esses resultados. Poder participar de campeonatos desse nível e da Federação é uma verdadeira prova de capacidade, e isso tem me mostrado que escolhi a academia certa para treinar e representar, pois podemos ver que nossa qualidade de Jiu-Jitsu está equiparada às grandes academias do Brasil à fora.”, avalia.

Vivianny treinou na academia Chute Boxe com o Mestre José Roberto Viana, conhecido como Mestre Jacaré. “Uma das referências do Jiu-jitsu no Acre e campeão em diversos campeonatos no Brasil e na Europa, inspiração como pessoa e como atleta.”, comenta a competidora que é natural de Rondônia e chegou em Rio Branco no ano de 2016, desde quando começou a praticar.

“Sempre gostei de praticar atividade física e artes marciais, escolhi o Jiu-Jitsu, na época, para baixar o peso e acompanhava nas redes sociais algumas mulheres como a Cris Cyborg, Gabi Garcia que são inspiração feminina pra mim. Acabei me apaixonando pelo esporte. Hoje o que me move a praticar é estar em constante evolução, sempre busco melhorar as minhas falhas.”, destacou.

Vivianny treinou na academia Chute Boxe com o Mestre José Roberto Viana, conhecido como Mestre Jacaré/Foto: Reprodução

Caracterizado por  técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente, “o Jiu-jitsu uma arte que dá a possibilidade do mais fraco vencer o mais forte com técnica.”, acrescentou Vivianny.

Indagada sobre a existência de preconceito contra mulheres no esporte que pratica, ela replica: “onde não há preconceito nesse mundo? [risos]. Muitas mulheres têm aderido ao Jiu-Jitsu, a academia onde eu treino tem muitas meninas, crianças, jovens e adultas que praticam essa arte. Para mim, o preconceito é questão de opinião, e ele acaba onde o tatame começa.”, ressaltou.

Para participar dos eventos, a atleta relata que recebeu apoios necessários à sua preparação. “Primeiramente da minha esposa, Leilianhe Lima Guarena, minha maior incentivadora. Contei com profissionais que acreditaram no meu potencial e que são além de patrocinadores, são grandes amigos, como o médico endocrinologista, Ricardo Teles; o nutricionista, Geovanne Sampaio; a personal, Cláudia Carneval; Camilla Trindade Estética; BFight, do meu grande amigo Erasmo; e Bruce Tatto. Pode ver que são pessoas de estilos diferentes, mas que acreditam em nosso esporte.”, conclui.

Sair da versão mobile