Setec garante recursos para reconstrução de prédio do Ifac em Cruzeiro do Sul

A secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau, garantiu os recursos necessários para a reconstrução do prédio administrativo do campus Cruzeiro do Sul, atingido por incêndio no dia 30 de abril. A informação foi repassada pela reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, que nesta segunda-feira (06.05) se reuniu com Culau, na sede da Setec, em Brasília.

“É uma grande preocupação da Setec e do Ministério da Educação consolidar a nossa estrutura da Rede Federal. O campus Cruzeiro do Sul era uma unidade que já estava inaugurada, em funcionamento. Nossa ideia é a de não paralisar as atividades e promover sua estrutura ao longo deste ano. Vai ser uma prioridade a reconstrução do campus Cruzeiro do Sul. Vamos levar ao ministro da Educação essa situação como prioridade de investimento para 2019. A ideia é de que, o mais rápido possível, tenhamos uma boa notícia e possamos iniciar a reconstrução dessa unidade que é tão importante para o Acre”, afirmou Ariosto Culau.

No dia 30 de abril, o campus Cruzeiro do Sul sofreu um incêndio nas salas administrativas e de música, localizadas no primeiro andar do prédio central. Desde a data, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil e Polícia Federal estão trabalhando na investigação e elaboração dos laudos. A expectativa, conforme os órgãos policiais e de proteção civil, é de que os primeiros documentos sejam divulgados nos próximos dias.

“Desde o dia do incidente no campus Cruzeiro do Sul, o secretário nacional Ariosto Culau se mostrou solidário ao Ifac e se dispôs a ajudar a instituição no que fosse necessário para que pudéssemos reestabelecer as atividades administrativas, o mais breve possível, em Cruzeiro do Sul. Hoje, estamos saindo da Setec com a garantia de que teremos os recursos que forem necessários para termos de volta a nossa estrutura”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

Equipes da Diretoria de Obras e Infraestrutura, Tecnologia da Informação e Planejamento e Desenvolvimento Institucional, também se encontram no campus Cruzeiro do Sul realizando os levantamentos dos prejuízos obtidos com o incêndio. Os dados fornecidos pelas equipes do Ifac irão subsidiar a liberação dos repasses a serem feitos pela Setec.

“Apresentamos a situação do campus Cruzeiro do Sul e o secretário Ariosto Culau nos garantiu prioridade na liberação dos recursos. A nossa expectativa é de que até o final do mês de maio, os valores sejam redirecionados ao Ifac, através de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Estamos bastante otimistas. Vamos conseguir reconstruir nossa estrutura no campus Cruzeiro do Sul e continuar trabalhando em prol da educação no Vale do Juruá”, destacou a reitora do Ifac.

Rosana Cavalcante dos Santos, juntamente com membros do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), segue ainda em Brasília até o dia 10 de maio para novas reuniões com o Conif, MEC e Setec relacionadas aos cortes orçamentários nas Universidades e Institutos Federais. Veja mais da agenda da reitora aqui.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost