A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) realizou na noite da ultima terça-feira, 28, o Diálogo Industrial “Sucesso na crise – aumento da produtividade, fazendo mais com menos”. O objetivo foi promover a motivação na tomada de decisões para a melhoria da eficiência e desenvolvimento das lideranças colaborativas.
Na oportunidade, o consultor Marcos Yoshikazu Kawagoe apresentou aos empresários, por meio de conceitos e exemplos, que é possível promover o aumento da produtividade, internamente, dentro das duas empresas.
“Não existe o momento certo. O momento é agora e precisamos ter coragem. Fazer melhoria não é uma coisa rápida, é gradativa, pois envolve pessoas, lideranças, processos e cultura. Quanto antes você começar, mais rápido estará preparado”, alertou Kawagoe.
O empresário Leônidas Araújo elogiou o diálogo industrial. “O palestrante demonstrou vasto conhecimento dos temas abordados, inclusive com exemplificações muito didáticas e com uma comunicação acessível e de fácil compreensão”, avaliou.
O Diálogo Industrial é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI, realizado em parceria com o SEBRAE e ofertado às Federações de Indústrias com o objetivo de promover os Sindicatos Patronais. Neste Diálogo, participaram os empresários associados aos Sindicatos das Indústrias Gráficas, Sindicato de Reparação de Veículos e Sindicato das Indústrias de Olarias – que estão sendo atendidos, também, pelo Projeto Procompi.
“As lideranças sindicais acharam importante conciliar esta iniciativa nos planos de trabalho dos dois projetos PDA e Procompi, que estão desenvolvendo em parceria com a FIEAC, agregando, assim, mais valor aos resultados propostos nestas ações”, destacou Núbia Costa – gestora do PDA na Federação das Indústrias do Acre.
Kawagoe foi o Líder do Programa mundial de Excelência Empresarial Embraer (P3E) para Aumento de Produtividade, Qualidade e Competitividade utilizando se da Filosofia Lean e desenvolveu a metodologia do Programa de Aumento de Produtividade, Indústria + Produtiva, promovido pela CNI, programa piloto que foi a base para a origem do Programa Brasil + Produtivo.