ContilNet Notícias

Vereador propõe que energia solar seja utilizada em iluminação pública de Rio Branco

Por REDAÇÃO CONTILNET

O vereador da Câmara Municipal de Rio Branco, Emerson Jarude (sem partido) utilizou a tribuna na manhã desta quarta-feira (8) para apresentar uma proposta inovadora com o intuito de diminuir os custos da iluminação pública da capital acreana.

Trata-se de instalar uma lâmpada de led movida a energia solar, que não precisa de fiação para funcionar, e liga automaticamente quando escurece.

Resultado de imagem para emerson jarude

Vereador Emerson Jarude/Foto: Reprodução

De acordo com o parlamentar, o investimento no material, que atualmente chega a aproximadamente mil reais, resolveria alguns problemas com relação a iluminação pública de Rio Branco, como por exemplo, o fato de não haver como roubar a fiação – prática recorrente na cidade.

“A Prefeitura arrecada de iluminação pública R$ 1,186 milhão por mês, e no último mês a conta de consumo foi de R$ 980 mil. Com o que é arrecadado, em torno de 1200 lâmpadas poderiam ser compradas mensalmente.

O vereador acrescentou: “fiscalizamos, fazemos críticas, e também propomos soluções. Precisamos elevar o debate e discutir estratégias sustentáveis e econômicas para Rio Branco. A energia solar já está sendo utilizada em outras partes do país. E por que não aproveitar o nosso sol a brilhar soberano, em nosso favor?”.

Sair da versão mobile