24 de abril de 2024

Baixaria do Mercado e Moqueca Acreana são destaque em pesquisa nacional gastronômica

A Baixaria do Mercado do Bosque e a Moqueca Acreana do Élcio Restaurante estão numa lista de 100 pratos brasileiros apontados por meio de uma enquete realizada pela Revista Bula junto a seus leitores sobre quais são os pratos que, obrigatoriamente, devem ser degustados em cada estado brasileiro.

Baixaria do Mercado do Bosque./Foto: Reprodução

O “Desafio 100 comidas brasileiras: você experimentou no máximo 5 desta lista de 100”, com base um levantamento prévio feito pela Bula, mostrou que pouquíssimas pessoas provaram mais de cinco dentre as 100 iguarias propostas. A consulta foi feita junto aos colaboradores, assinantes e seguidores da página da revista no Facebook e no Twitter. As 100 comidas mais lembradas foram reunidas em uma lista, que contempla alguns pratos famosos em todo o Brasil e outros conhecidos apenas regionalmente.

Moqueca Acreana/Foto: Reprodução

Opção gastronômica quase que unânime entre os acreanos, a Baixaria, típica da culinária acreana é composta por cuscuz de milho (que no Acre é chamado de pão de milho), carne moída, cheiro verde (cebolinha e coentro), tomate e ovos fritos, tudo preparado separadamente e montado no prato. O Mercado do Bosque funciona durante a madrugada e é como uma “parada obrigatória” de final de festa para quem curte a noite, em Rio Branco, e quer tomar café da manhã, antes de ir para casa.

A Moqueca Acreana, servida no Élcio Restaurante, é um prato a base de filé de peixe preparado com tomate, cebola, cheiro verde (coentro e cebolinha), com ou sem camarão, a escolha é do cliente. Diferente da tradicional moqueca baiana, não tem azeite de dendê nem leite de coco entre os ingrediente. É servida em panela de barro com arroz branco e pirão escaldado, como acompanhamentos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost