O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira (4) as cartas credenciais de novos embaixadores no Brasil, entre eles a da advogada María Teresa Belandria Expósito, nomeada representante da Venezuela no Brasil pelo autoproclamado governo de Juan Guaidó.
Belandria, especialista em direito econômico internacional, é professora da Universidade Central da Venezuela e coordenadora do partido de oposição Vente Venezuela, da líder oposicionista María Corina Machado.
A entrega das credenciais é um ato protocolar. Marca o início oficial das atividades dos embaixadores. Cópias dessas cartas credenciais são entregues ao Itamaraty assim que eles chegam ao país.
No documento entregue ao presidente, o diplomata informa ao governo brasileiro que representa o seu país e, ao receber a credencial, o presidente da República indica ao chefe de Estado do país do embaixador que o reconhece como representante oficial no Brasil.
Esta é a segunda cerimônia em que Bolsonaro recebe as cartas credenciais. Em março, ele já havia formalizado a atuação de seis embaixadores no Brasil: Congo, Barbados, Etiópia, China, Guiné Equatorial e Turquia.
Nesta terça, entregaram suas cartas credenciais os novos representantes de México, Colômbia, Indonésia entre outros. Leia abaixo a lista completa.
- Ignácio Piña Rojas, Estados Unidos Mexicanos;
- Dario Alonso Montoya Mejía, República da Colômbia;
- Bernardino Hugo Saguier Caballero, República do Paraguai;
- Ali Abdullah Bahitham, Reino da Arábia Saudita;
- Javier Raúl Martin Yépez Verdeguer, República do Peru;
- Kabinet Konde, República da Guiné;
- Edi Yusup, República da Indonésia;
- María Teresa Belandria Expósito, embaixadora da Venezuela