24 de abril de 2024

É #FAKE que sucuri de 15 metros tenha sido encontrada no Rio Xingu

Um vídeo que mostra uma cobra gigante em meio à lama viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Um único post no Facebook chegou a 4,5 milhões de visualizações e quase 130 mil compartilhamentos. De acordo com a legenda, as imagens foram gravadas no Rio Xingu, no Pará, e o comprimento do animal chega a “mais de 15 metros”. As informações, porém, são #FAKE.

 — Foto: Arte/G1

As imagens também foram publicadas por vários veículos de mídia de Rondônia em fevereiro deste ano. O caso ocorreu na Sétima Linha do Ribeirão, no município de Nova Mamoré, na zona rural do estado, a 281 km da capital Porto Velho. De acordo com as reportagens, as fortes enchentes que atingiram a região no final daquele mês contribuíram para o aparecimento dos animais.

Ao EXTRA, a Prefeitura de Nova Mamoré, por meio de sua assessoria, confirma ter conhecimento do vídeo e acrescenta que a região rural foi a mais atingida pelas enchentes. Diz também que, embora as sucuris apareçam com frequência no local, nunca houve registro de nenhum caso de 15 metros.

“Neste ano tivemos uma enchente muito grande e prejudicial aos moradores, sobretudo ribeirinhos, atingindo casas, estradas e plantações. Pode ser, sim, que um animal como este tenha sido visto na localidade. A Sétima Linha fica a uns 50 quilômetros da cidade e lá foi o local mais afetado. Em alguns pontos, a estrada ficou a mais de dois metros submersa”, explica.

Segundo a imprensa local, o animal tinha, na verdade, pouco mais de três metros. Este é o tamanho médio das sucuris-verdes, espécie encontrada na Amazônia, onde fica a cidade.

“Sucuris são muito comuns em nossa região, e, com esse tamanho, não é difícil ver por aqui. Elas vivem próximo dos rios e igarapés e já foram vistas cobras muito maiores que três metros. No entanto, 15 metros eu não informação de nenhum caso”, reitera a assessoria.

As sucuris são consideradas a segunda maior espécie de cobras do mundo. Embora possa ser a mais pesada, a maior em comprimento é a píton-reticulada, natural do sudeste asiático. É desta espécie a cobra mais longa criada em cativeiro, segundo o Guinness Book, o livro dos recordes: Medusa, registrada em 2011, tinha 7,67 metros.

O Guinness Book destaca que a espécie é conhecida por sua habilidade em nado e que também pode ser encontrada na Indonésia e nas Filipinas. O tamanho do animal adulto, diz a publicação, costuma variar entre três e seis metros. Mas, segundo o Guinness, a maior cobra já registrada tinha 10 metros e foi encontrada em Celebes, na Indonésia, em 1912.

É #FAKE que sucuri de 15 metros tenha sido encontrada no rio Xingu — Foto: Reprodução

É #FAKE que sucuri de 15 metros tenha sido encontrada no rio Xingu/Foto: Reprodução

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost