Nesta segunda feira (10 de junho), em Lima, Peru, um grupo de parlamentares da região norte brasileira encontrou-se com parlamentares e embaixadores peruanos para discutir um possível acordo bilateral entre os dois países. Uma possível parceria poderá trazer mais comércio entre os países, com uma logística facilitada e um melhor controle das fronteiras.
Participaram da comitiva brasileira os senadores Marcio Bittar e Sérgio Petecão, o deputado Manoel Marcos e o governador Gladson Cameli do Acre, o governador Marcos Rocha, de Rondônia, e o deputado Capitão Alberto do Amazonas.
As reuniões ocorreram no Congresso peruano e começaram com uma recepção protocolar realizada pela primeira vice-presidente do congresso, Chihuán Ramos Leyla Felícita.
“Agradecemos muito a visita, Brasil e Peru são países irmãos, que durante muito tempo estiveram afastados, mas é chegada a hora de trabalhar para que essa relação volte a se estreitar. Os dois governos vão trabalhar pra isso.” disse Felícita.
Após a recepção, houve uma reunião com o presidente do grupo parlamentar Brasil-Peru, Juan Carlos Eguren, que elogiou tanto o embaixador brasileiro em Lima quando o embaixador peruano em Brasília.
O senador Marcio Bittar expôs a necessidade e a vontade que os parlamentares têm de estreitar ainda mais os laços entre os dois países.
“É preciso fazer a integração entre os países via estrada que liga Cruzeiro do Sul a Pucallpa, pois faltam ainda 180km a ser construído. Também poderemos utilizar a rodovia interoceânica que já existe e há ainda a importância da eliminação das barreiras alfandegárias e fitossanitárias que ainda existem e atrapalham o comércio bilateral.” Disse Bittar.
Após essa reunião, o senador Marcio Bittar compôs a mesa em uma sessão com parlamentares da Comissão de Relações Exteriores peruana, que contou com seu presidente Luis Galarreta, onde trocaram impressões com congressistas de todo o Peru, principalmente os da região amazônica.
A agenda terminou na reunião com o Chanceler peruano, Embaixador Néstor Popolizio e os governadores dos departamentos peruanos de Madre de Dios e Ucayali, Luis Guillermo Hidalgo Okimura e Francisco Antonio Pezo Torres, respectivamente. O embaixador brasileiro em Lima, Rodrigo de Lima Baena Soares , também esteve presente.
Nessa reunião também foram discutidas as relações bilaterais e a visita do presidente peruano que encontrará o presidente brasileiro em Rio Branco, no Acre, possivelmente em novembro deste ano. Outro problema a ser superado envolve o combate à corrupção, visto que ambos os países sofreram recentemente com as investigações da Lava-jato.