Multa no balde
A política ambiental com agenda do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, não ocorre com clima total de cordialidade. Enquanto Jair Bolsonaro fala em anistia de dívidas, o ICMBio está multando geral. O comboio com apoio da Polícia Federal desde o início da semana está dentro das reservas do Alto Acre. Semana que vem, segue para o Juruá.
Hostilidade
Não se admire se Ricardo Sales for recebido com vaias durante sua agenda em Xapuri nesta sexta-feira (28). Na companhia de policiais armados até os dentes, os agentes da instituição criada por Marina Silva costumam deixar impressão de repressão por onde passam.
Plano Agroflorestal
O governador Gladson Cameli deve acompanhar o lançamento do Plano Agroflorestal em Rio Branco. Caberá ao vice-governador Major Rocha as honras da casa ao ministro do meio ambiente na terra de Chico Mendes.
Ricardo e a comitiva que o acompanhou ficaram impressionados com o esgoto a céu aberto e o despejo in natura nas águas do Rio Acre. Para um estado que berrou ao mundo bandeira de sustentabilidade, a cena chega a ser patética.
Turma do abafa
Horas antes da chegada do ministro do Meio Ambiente ao Acre, a Casa Civil teve que entrar em campo para evitar mais um desgaste ao governador Gladson Cameli. Se a turma não esfriar a cabeça, deve ter novos capítulos semana que vem.
No divã
Além de engenheiro, o governador Gladson Cameli vem agindo como bombeiro e psicólogo. Como não gosta de entrar em bola dividida e de debater picuinhas, o chefe do Palácio Rio Branco tem sofrido muito na gestão de egos do primeiro escalão. Tem sempre alguém no divã.
Desafio Country
A comissão organizadora da Expoacre 2019 tem uma grande missão pela frente. Superar o volume de negócios de 2018 e evitar que a feira seja um grande arraial. Gestões anteriores não conseguiram levar, através da exposição e logística, um pouco do campo e do dia a dia do produtor rural para o cidadão urbano.
Sociedade do Espetáculo
A volta da Cavalgada e comitivas esse ano é bem vista por setores da economia, principalmente de roupas, calçados e beleza. Mas há quem diga que esse tipo de evento estimula a sociedade midiatizada. É preciso ter muita atenção para que carretas palco não tomem lugar dos cavalos, tornando a abertura oficial em um fiasco. Cavalgada se faz com cavalos.
Dizendo a que veio
Ao se manifestar negando qualquer discussão interna no Progressistas em torno da escolha de um nome para disputar a prefeitura de Rio Branco, a senadora Mailza Gomes desautoriza o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Acre, Luziel Carvalho, a falar nesse assunto em nome do partido.
Carreira solo
Se não tem apoio do próprio partido, Carvalho faz carreira solo. Na política esse é o caminho menos indicado para alavancar uma candidatura majoritária. Política se faz com grupo, liderança se faz com boa comunicação.
Barreiras
Ao bater de frente com o grupo do vice-governador Major Rocha, Carvalho cria problemas para o Palácio Rio Branco e a convergência de ideias em torno de seus projetos políticos. Sem essa base, fica difícil consolidar qualquer planejamento político e a tendência é de isolamento. É assim que as coisas funcionam na política.
Sob pressão
A nova secretária de Saúde sofre uma grande pressão por parte de deputados de oposição e “aliados” do Palácio Rio Branco, por optar por uma gestão discreta, sem muita exposição. E tem razão, afinal de contas, não existe nada a comemorar no setor. A avaliação é do próprio governador. Não se mede a capacidade administrativa de alguém pelo volume de entrevistas e, muito menos, pelo local onde se nasce. Anotem. Mônica Kanaan não vai ceder.
Cultura
Com orçamento limitado, a Fundação Elias Mansour começou ontem o Arraial Cultural 2019. Uma vasta programação acontece até o próximo domingo na Gameleira. Vale a pena conferir. Além das atrações artísticas e culturais, tem muita comida típica.
Arraial do Dom
Vale a pena prestigiar amanhã o tradicional Arraial do Dom Bosco. A turma trabalhou com muito carinho para proporcionar uma festa caipira de primeira. O Arraial acontece dia 29, a partir das 19 horas, ao lado da Fameta.
Convite
O ministro cumpre agenda no Acre a convite do senador Márcio Bittar que tem como uma das bandeiras de seu mandato, o Rio Acre. Bittar já garantiu aporte financeiro para estudos sobre as cheias e secas do manancial responsável pelo abastecimento da Capital.
Fim do fanatismo ambiental
O senador Marcio Bittar quer evitar o colapso total do rio que ele considera ser o maior problema ambiental enfrentado pelo governo. Com posicionamento firme na área ambiental, o emedebista tem se diferenciado no Congresso. Em discurso, Bittar tratou como “religião ideológica” o fanatismo ambiental, hipótese levantada de que o homem, que habita 7% do planeta, é quem faz as mudanças climáticas na Terra.