Governo se esforça para quebrar tensão e manter diálogo com Assembléia Legislativa

 

Nicolau Junior e Major Rocha durante reunião nesta terça/Foto: cedida

Blitz na Aleac

Falta de diálogo não será mais desculpa para a base do governo na Assembleia Legislativa. Em menos de 24 horas, três reuniões aconteceram envolvendo o governador Gladson Cameli, o secretário da Casa Civil Ribamar Trindade, o secretário de articulação Alysson Bestene e o vice-governador Major Rocha. Até o ex-deputado Nelson Sales está no esforço concentrado. Foi visto ontem ajudando o líder do governo, Tchê (PDT), em negociações na sala de reuniões vizinha ao salão azul.

Em tempo

Além da destreza política entre a Casa Civil e a base de deputados na Assembleia Legislativa, outra sangria que precisa ser estancada são as exonerações e nomeações publicadas diariamente na imprensa oficial. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), sabiamente chama atenção ao fato, insiste até em dizer que o grande “fogo amigo” do Palácio Rio Branco é o Diário Oficial.

Staff oficial

A mudança do escritório do governador Gladson Cameli para o Palácio Rio Branco não foi apenas de endereço. O chefe do executivo selecionou assessores para lhe auxiliarem nas demandas diárias. O jornalista Rutemberg Crispim é uma das aquisições. A agenda institucional no novo endereço encerrou as 22 horas na última terça-feira (25).

Reunião ocorreu na manhã desta terça/Foto: ContilNet

Pacificador

O presidente da Assembleia, deputado Nicolau Junior (Progressistas) agiu como pacificador no processo de transição do Progressistas no Acre. Foi mediador na demorada reunião entre a senadora Mailza Gomes e o deputado José Bestene. Sua performance à frente da Mesa Diretora da Casa também vem sendo elogiada até por deputados de oposição.

Legado republicano

Dizer que a passagem de faixa entre Bestene e o grupo da senadora Mailza ocorreu a mil maravilhas é utopia. Mas creditar desgaste na sigla ao deputado José Bestene é injustiça. Experiente, o Zeca deixa um legado republicano de fazer inveja. O desafio de 2020 é grande. Com o fim das coligações as agremiações partidárias precisam apresentar chapas fortes na busca de representação.

Registro

Muito pontual o registro feito pelo deputado Daniel Zen no parlamento, com relação a enxurrada de demissões de jornalistas de renome no cenário nacional. O último deles, o repórter Mauro Naves, foi afastado da cobertura esportiva da emissora por ter passado o contato do pai de Neymar aos ex-advogados da mulher que acusa o atacante de estupro. Daniel sempre foi “zen” na relação com a imprensa do Acre.

Tá na moda!

A secretária Eliane Sinhasique tem razão quando defende o fortalecimento do ecoturismo. O Acre é um dos três estados da região norte escolhidos por turistas do Brasil e do exterior. Segundo levantamento realizado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul, a procura cresceu 31.2%. De olho nesse potencial, a secretaria prepara estratégias para fortalecer festivais em 16 etnias e aldeias assim como o Ayahuasca e seus rituais. A rota do Rio Croa é uma das alternativas do empreendedorismo ecológico.

Dever de casa

O vice-governador Major Rocha tem demonstrado uma postura ética com relação aos interesses coletivos e a política de muro baixo. Isso é fato. Mas, precisa fazer o dever de casa sob pena de pessoas próximas a ele jogarem por terra o seu projeto e o da irmã, deputada federal Mara Rocha (PSDB).

Disciplinada e aplicada

Que a deputada federal Mara Rocha se credenciou popularmente para disputar qualquer cargo majoritário, disso ninguém tem dúvida, mas quem almeja voos mais ousados precisa elevar o nível de debate. Esse é o recado que veio das urnas.

Visão de futuro

A oposição não pode tirar o crédito do governador Gladson Cameli com relação a ponte sobre o Rio Madeira. Até o mais leigo eleitor acompanhou sua luta pela execução dessa ponte como Senador da República. A conclusão da concretagem prevista para o final de semana representa muito para o discurso de desenvolvimento.

Eixos de infraestrutura

O secretário Thiago Caetano tem colocado em evidência os eixos de infraestrutura que estão nos projetos do atual governo visando o desenvolvimento do Estado. Obras da BR 317, o Anel Viário entre Epitaciolândia e Brasileia e a segunda ponte sobre o Rio Acre na região do Alto Acre, consolidam a rota do Pacífico.

Protagonismo

Se conseguir concluir esses investimentos nos próximos quatro anos, certamente, Cameli entrará para história, assim como o tio, que pavimentou a BR 317 até o município de Brasileia.

Eixo Cruzeiro do Sul

O secretário Mauro Sérgio e o diretor de esportes da SEE, definiram que uma das modalidades dos jogos escolares terá a etapa final com sede em Cruzeiro do Sul. É inegável a organização das etapas municipais e o sucesso desse evento. Foram 153 jogos, 867 gols, 98 equipes masculinas e femininas envolvidas.

Mandato planejado

O senador Márcio Bittar vem fazendo um mandato a altura do que se esperava e se destacando com temas de relevância nacional. Ele se manifestou favorável ao projeto de abuso de autoridade, concorda integralmente com o texto de Rodrigo Pacheco aprovado mais cedo na CCJ. O senador emedebista acha correto até mesmo a proposta de tornar crime a emissão de opinião por parte de magistrados e membros do Ministério Público sobre processos pendentes de julgamento ou investigações em curso.

PUBLICIDADE