O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. No Acre, o Clube do Choro tem 15 anos de existência e o grupo Som da Madeira, que completou 18 anos, foi convidado a participar de um documentário em série de cinco episódios para comemorar os 50 anos da TV Cultura.
“O nome do programa é ‘O amor ao choro’, estão gravando em todos estados e acho que em alguns países, segundo a produtora tem clube do choro em mais de 15 países, eu pelo menos conheço uns 10”, disse o músico Antônio Carlos, um dos líderes e fundador do Clube do Choro do Acre e do Som da Madeira.
Além dele, que toca bandolin, o grupo acreano é formado ainda pelos músicos James Fernandes no violão, Nilton Castro no acordeon e para o programa participaram com convidados: Neizão no cavaquinho, Deley na percussão e Anderson Liguth no pandeiro que também assina a produção.
O cenário escolhido foi a Usina de Artes João Donato, e o diretor e editor do programa, Alexandre Nunes explicou que, para tal, contatam com a colaboração dos funcionários. “É Uma série para fazer história. O Som da Madeira foi convidado e o Som da Madeira me convidou para gravar e dirigir a participação deles. Gravamos uma roda com Choro Cochichando sendo tocado no tom original, em ré menor e em 96 bpm”, detalhou.
Sobre a série
De acordo com a produção do documentário, a série de cinco episódios “Paixão pelo Choro”, que será exibida na TV Cultura de São Paulo, proporciona uma viagem ao mundo dos personagens e suas histórias que fizeram do Choro um ritmo consagrado no Brasil e no Exterior.
Pela junção da música popular europeia e ritmos africanos, o Choro tem influenciado todos os caminhos da nossa música, do samba à bossa nova, fato reconhecido por grandes interpretes e compositores, como Tom Jobim, Villa-Lobos, Chico Buarque, Vinicius de Moraes.
Compositores e interpretes do Choro têm lugar garantido na história, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, os geniais Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Junte-se a isto os intérpretes e compositores contemporâneos para a série se tornar um marco na trajetória da música brasileira.
A série é uma criação conjunta das produtoras Imagemix e TVM, tem a direção geral e roteiro de Ricardo Carvalho e produção de Maninha Barcellos. Visão do conjunto, através dos títulos dos episódios:
Episódio 1: “Cadê o choro que estava aqui? Foi ser famoso no mundo!”
Episódio 2 : “A alegria de ser um chorão. E haja paixão!”
Episódio 3: “A divertida e democrática roda De Choro”
Episódio 4: “De geração em geração, graças A Deus!”
Episódio 5: “Virtuosos ao Compor e ao Interpretar!”