ContilNet Notícias

Manoel Marcos e Juliana Rodrigues têm mandatos cassados e votos anulados, mas irão recorrer no cargo

Por SAIMO MARTINS, DO CONTILNET

Após uma longa votação que durou mais de cinco horas, seis juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), julgaram no início da tarde desta segunda-feira (10), dois processos envolvendo os deputados Manoel Marcos e Juliana Rodrigues (PRB), além de mais cinco envolvidos. Os magistrados, decidiram pela cassação dos mandato dos parlamentares e, anulação dos votos válidos.

Votaram os juízes, Marcelo Badaró, a relatora Olivia Ribeiro, Armando Dantas, Marcos Mota, Elcio Sabo Mendes e Herley Brasil.

Julgamento ocorreu nesta segunda-feora/Foto: ContilNet

De acordo com a relatora, a juíza Olivia Ribeiro, os deputados devem ser cassados e condenados. “De tudo que foi exposto, voto para condenar Juliana Rodrigues e Manoel Marcos e, todos os demais envolvidos pelas práticas dos fatos narrados, como abuso de poder econômico e gastos públicos. Decido pela condenação e cassação”, diz Oliveira.

A relatora acrescentou como punição, a inelegibilidade por oito anos dos parlamentares, além de multa de R$ 50 mil  para cada um dos envolvidos e devolução ais cofres públicos de mais de R$ 1 milhão.

A decisão da magistrada visa anular os votos nominais dos referidos acusados. A juíza também pediu para que seja retirados os diplomas dos deputados. No entanto, eles não não foram afastados e poderão exercendo o mandato.

Os processos eram de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE) e de Tião Bocalom (PSL) pelos crimes de abuso de poder político e econômico, além de utilização indevida de recursos públicos durante as eleições 2018.

 

Sair da versão mobile