A reportagem do ContilNet recebeu inúmeras reclamações de moradores de diversos bairros de Rio Branco. O motivo é o mesmo, a falta de abastecimento por parte do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).
António José, do bairro Conquista, disse que a falta de água já dura duas semanas. “As caixas d’água estão vazias há semanas. Muita gente não tem condições de comprar 500 litros do carro pipa”, declarou.
Já Maria Francisca, moradora do bairro Mocinha Magalhães, relatou que já gastou mais de R$ 200 reais com água. “A mais de 10 dias não cai uma gota de água, quem tem poço está tudo bem, quem não tem, se ferra”, contou revoltado.
O Depasa informou que o motivo do transtorno está relacionado a duas bombas de captação da Estação de Tratamento e Abastecimento de Água (ETA) que se encontram quebradas e esperam manutenção. A estimativa do próprio órgão é que o reparo possa durar até o fim desta quarta-feira (5). Os trabalhos iniciaram na sexta-feira (31), para que o abastecimento volte à normalidade nos bairros.
Bairros como Calafate, Floresta, Nova Esperança, Bela Vista, Conquista, Mocinha Magalhães, Alto Alegre, Tancredo Neves e outras localidades, estão sem abastecimentos regular de água potável.