Uma reportagem do O Tempo já repercute nos principais sites do país. O Setor de Índios Isolados da Fundação Nacional do Índio (Funai) difundiu, no site da ONG britânica Survival, fotografias inéditas de uma tribo amazônica isolada, e cujo habitat encontra-se ameaçado pela ação de madeireiros peruanos.
De acordo com informações do site, localizado perto da fronteira com o Peru, o povoado estaria sendo pressionado pelos madeireiros, que avançam pelo território nacional a partir do país vizinho.
“Autoridades brasileiras temem que o descolamento dos indígenas provoque choques com outras tribos na região. As fotos mostram os índios em detalhes nunca vistos antes, e revelam uma comunidade próspera e saudável com cestos cheios de mandioca e mamão fresco, cultivados em suas roças”, diz um trecho da reportagem.
Alguns dos isolados aparecem nas fotos com roupas e utensílios furtados das casas de brancos e índios da região. Os índios poderão ser vistos no episódio “Jungles”, do programa “Human Planet”, da BBC, na quinta-feira. As fotos foram tiradas pela Funai, que autorizou sua utilização pela ONG como parte de uma campanha internacional em defesa da tribos isoladas. A Survival explica que a tribo encontra-se seriamente ameaçada pela ação dos madeireiros.
“Os madeireiros ilegais irão destruir essa tribo. Por isso, é vital que o governo peruano os detenham, antes que seja tarde”, disse em comunicado o diretor da ONG, Stephen Corry.