A coordenadoria de Policiamento Comunitário, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizou nesta terça-feira, (4), uma manhã de palestras de cunho educativo e inclusivas para 30 menores infratores em cumprimento de semiliberdade. A ação social ocorreu no antigo colégio Darcy Vargas, hoje anexo da Secretaria de Educação.
Para o tenente-coronel Denilson Lopes, coordenador do Policiamento Comunitário, essa é primeira ação para menores infratores e irá se estender por todo o ano, buscando levar a centenas de jovens informações de ordem preventiva acerca do uso de drogas e outros problemas sociais.
“Além de levarmos às escolas e às famílias as nossas palestras e metodologia inclusiva, com base em nossa doutrina, estamos também incluindo o público infanto-juvenil, em cumprimento de regime de semiliberdade, no intuito de ajudar no processo de ressocialização deles”, afirmou o oficial.
O coordenador do Centro de Apoio de Semiliberdade ao Egresso e Família (CASEF), Luidson Magalhães, enfatizou a importância do Proerd no processo de reinserção social desses jovens e crer que a parceria entre as instituições será positiva.
“Cerca 73 jovens hoje estão em cumprimento de medida socioeducativa e a PM, por meio do Proerd, só vem a agregar mais com o processo de reinclusão desses adolescentes no seio social e de suas famílias. Tenho certeza que a participação da instituição militar agora, irá auxiliar diretamente no nosso trabalho”, destacou o coordenador.