ContilNet Notícias

Prefeita Socorro Neri entrega 29ª Unidade de Saúde nesta sexta-feira

Por ASCOM

Prefeita Socorro Neri/Foto: Reprodução

Em solenidade marcada para às 8 horas desta sexta-feira, 28, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, entrega à comunidade do bairro Albert Sampaio a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Francisco Augusto Vieira Nunes – Bacurau”.

Construída a um custo de R$ 868.176. 52, a UBS é a 29ª a ser entregue pela gestão da prefeita Socorro Neri e terá capacidade de atendimento à comunidade com um médico, duas enfermeiras, técnicos de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde, podendo atender até 2.000 famílias por mês.

A unidade de saúde conta com área de espera para atendimento com capacidade para 45 pessoas sentadas, consultório de enfermagem, consultório médico, consultório odontológico, sala de reunião, sala de curativo e medicação, sala de coleta, sala de vigilância, sala de imunização, farmácia, almoxarifado, copa, sanitários masculino e feminino, sanitários com acessibilidade para pessoas com deficiência, banheiros masculino, feminino e com acessibilidade para funcionários.

A exemplo das demais UBS inauguradas pela atual gestão, o nome da unidade foi escolhido pelos moradores do próprio bairro e bairros adjacentes. O nome escolhido foi o senhor Francisco Augusto Vieira Nunes, conhecido como Bacural, que foi integrante ativo do movimento dos portadores de Hanseníase no Estado do Acre.

Quem foi o homenageado

Nascido na cidade de Manicoré, Estado do Amazonas, em 09 de dezembro de 1939, filho de João Nunes e Elvira Vieira, Bacural era o oitavo de onze filhos do casal.

Teve uma infância saudável até aos cinco anos de idade, quando apresentou os sintomas da hanseníase.

À época, o preconceito e a ignorância da sociedade para com a enfermidade eram muito grandes e causaram inúmeros problemas para Bacural e sua família. Depois de passar um tempo no Hospital Colônia de Porto Velho, em Rondônia, onde recebeu o apelido que carregaria por toda sua vida, ele veio, em 1957, para Rio Branco com um de seus irmãos.

Em 1960, Bacural se internou, voluntariamente, na Colônia Souza Araújo. Em 1980, Bacural escreve uma Carta-programa para a criação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, o Morhan, cuja fundação se dé no dia 06 de julho de 1981. Depois de criar um núcleo do Morhan em Rio Branco, em 1982, passa a viajar por todo o Brasil para divulgar o movimento. Seu trabalho tem tanto impacto, que em 1983 é convidado a se tornar membro permanente do Conselho Nacional de Saúde.

Reconhecimento

O trabalho, a força e os ideais de Bacural foram vistos e reconhecidos no Brasil e no mundo. Por conta disso, recebeu inúmeras homenagens. Percorreu mais de 30 cidades italianas proferindo palestras; recebeu o Prêmio Nacional Raoul Follereau; foi recebido pelo Partido Comunista Italiano e pelo Papa João Paulo II; apresentou artigo crítico no Congresso Internacional de Hanseníase, ocorrido em Orlando, nos Estados Unidos, em 1983; viajou à China, a convite do governo; e viveu um dos mais importantes momentos de sua vida com a fundação da IDEA – Integration Dignity and Economic Advancement, organização que ajudou a criar.

Sair da versão mobile