Rio Branco, Acre,


Prefeita Socorro Neri lança edital do programa Plantando Com os Curumins

Tatiana Carbone, da FAAO, elogiou a prefeita Socorro Neri pela iniciativa da Prefeitura

Programa tem como objetivo principal formar a consciência dos alunos das escolas e creches da rede municipal de ensino da importância da preservação do meio ambiente.

A prefeita Socorro Neri lançou o edital do programa Plantando com os Curumins, que será executado pela Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). A solenidade de lançamento foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 7, no Salão Cultural da Faculdade da Amazônia Ocidental (Faao).

Evento na FAAO/Foto: Reprodução

O projeto, que iniciou em 2013, vai contemplar dez escolas da rede municipal de ensino com atividades de Educação Ambiental (E.A), promovendo o envolvimento das crianças em uma experiência de conhecimento, reflexão, interação para a preservação, valorização e defesa das árvores da escola, do bairro, da cidade e do planeta.

De acordo com a gerente de E.A. da Semeia, Fátima Nascimento, a meta do programa para este ano é implantar jardinagem e ações educativas nas escolas do município e ao mesmo tempo formar multiplicadores para a preservação do meio ambiente. Ela informou que as inscrições estarão abertas no período de 17 de junho a 06 de julho de 2019. “As inscrições são online”, explicou.

/Foto: Ascom

O edital especifica os critérios para a participação do certame: as escolas devem pertencer à rede municipal de ensino; possuir projetos ou ações de Educação Ambiental em seus espaços; e que se comprometam com a manutenção de seus jardins e a continuidade das ações ambientais.

A Semeia fará a parte educativa, dará apoio e fará a jardinagem dos espaços das escolas que serão selecionadas. O edital também trata da capacitação, sensibilização do corpo de professores e gestores das escolas. Em seguida, será promovida a capacitação das próprias crianças, por meio de atividades lúdicas, músicas, “contação” de histórias e realização de atividades práticas de paisagismo e plantação de hortaliças.

Transforma o mundo

Em sua fala, a prefeita Socorro Neri parabenizou os secretários Aberson, da Semeia, e Moisés Diniz, da Seme, e suas equipes pelo trabalho que vem sendo realizado. Ela enfatizou a importância da educação para a conscientização de que é necessário preservar o meio ambiente. “A educação transforma pessoas; pessoas transformam o mundo”, afirmou.

A prefeita aproveitou para agradecer a presença da vereadora Elzinha Mendonça, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vereadores de Rio Branco, bem como à direção da Faao pelo apoio ao programa. “São parceiros importantes para as ações do nosso município”, salientou.

Plantando agora

O secretário Aberson Carvalho ratificou a importância do Programa Plantando com os Curumins. “Estamos encerrando a nossa Semana do Meio Ambiente. A gente está plantando agora para colher no futuro. A gente está ensinando as nossas crianças, de idade baixa em seu valor formativo, para que elas possam ter consciência e sejam responsáveis no futuro”, destacou.

Carvalho revelou que o aumento no número de participação de escolas em 2019 foi um pedido de Socorro Neri. “É um pedido da prefeita. Ela pediu que dobrássemos o número de escolas, de cinco para dez. A prefeita tem uma preocupação com a agenda ambiental, uma agenda progressista, onde damos valor e importância”, disse.

E acrescentou: “Vivemos na Amazônia, que tem a maior biodiversidade do planeta. Não podemos fugir de assumir que o meio ambiente interfere hoje e interfere o amanhã. Então, se faz necessário um cuidado, se faz necessário uma harmonização entre o ser humano e o meio ambiente”.

Semana importante

A vereadora Elzinha Mendonça classificou como importante o atual momento. “Essa semana é muito importante, em se tratando de um tema muito relevante, que é o meio ambiente. Nós cidadãos precisamos nos unir para a criação de políticas públicas de educação ambiental, buscar meios de trabalhar para a preservação do meio ambiente. É uma das pautas que temos trabalhado bastante no parlamento. Quando se fala de meio ambiente, se fala de vida”, enfatizou.

O secretário Moisés Diniz afirmou que o Plantando com os Curumins “é um projeto que olha para a criança na escola e na creche e ajuda para que ela possa ganhar consciência ambiental, para que ela possa fazer o seu jardim, a fazer o seu espaço verde na escola, que ela perceba que o planeta Terra é único”.

“Quando ele exaurir todos os recursos, não há como se mudar. Portanto, todos temos que cuidar dos nossos quintais, do nosso lixo, de reciclar o nosso lixo, quer cuidar dos nossos igarapés e florestas, cuidar da nossa alimentação”, saliento”.

Tatiana Carbone, da FAAO, elogiou a prefeita Socorro Neri pela iniciativa da Prefeitura em se preocupar com a preservação do meio ambiente. Classificou como muito importante a participação da criança na conscientização de que é necessário cuidar do planeta. “São atividades como essa que irão garantir vida nos próximos cinquenta, cem anos. Sem educação não existe vida”, concluiu.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários


Recomendado para você

Últimas Notícias