Prefeitura de Rio Branco realiza Vivência com professores em Centro Indígena

No último dia 26 de junho (quarta-feira) a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, realizou através da Coordenação de Educação Étnico Racial, uma Vivência com cerca de 57 Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino, no Centro Huwã Karu Yuxibu – Huni Kuin, Km 36 da Estrada da Transacreana.
Esta ação fez parte de um projeto de formação continuada para professores que visa para além de palestras, um contado maior com a realidade dos temas propostos. Tendo como objetivo proporcionar aos professores atualizações acerca da temática indígena, buscando a quebra do preconceito e da discriminação, proporcionando o conhecimento com foco no respeito.

A ação fez parte de um projeto de formação continuada para professores

Continuamente todas as escolas da rede municipal de Rio Branco, vem recebendo apoio pedagógico afim de que a Lei 11.645/08, que determina o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena na educação básica seja cumprida, de modo em que de fato esse trabalho seja significativo para todos.
Nessa etapa da formação, um aulão prático fora proporcionado pelo Centro, abordando vários elementos da cultura indígena Huni Kuin, como culinária tradicional (peixe assado na folha da bananeira, macaxeira cozida com amendoim, mingau de banana com amendoim, farinha e a Caiçuma), artesania, cantos indígenas (rezos), dança, histórias, espiritualidade e o Hatxã Kuin do tronco linguístico Pano.
Este ciclo de Formações vem acontecendo com toda a rede municipal de ensino, desde às Creches, CEI’s, Pré-escolas, Ensino Fundamental I, e EJA, como por exemplo, os encontros dos dias 20 e 21 de maio do ano em curso, que aconteceram no auditório da Prefeitura, para coordenadores pedagógicos de toda a rede, em parceria com o COMIN (Conselho de Missão entre Povos Indígenas) .

“De pé no chão também se aprende a ler”

Esta ação fora coordenada pela Professora Minéia Spoltore (responsável pela Educação Étnico Racial da SEME), e uma equipe de professores formadores: Euna Maria, Gercy Torres, e Éden Magalhães.
Vários foram os depoimentos dos professores que puderam participar dessa Vivência, demonstrando satisfação e alegria pela oportunidade que lhes fora proporcionada, como a fala da Professora Maryanne Peixoto, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Irmã Maria Gabriela: “De pé no chão também se aprende a ler”…assim já nos ensinou Paulo Freire.
E assim eu aprendi muito hoje, de pés no chão, cheios de areia, cheios de cinzas… Areias que contam e vivem histórias, as nossas histórias que recontamos, e precisamos nunca esquecer de RESPEITAR. Respeitar o outro é respeitar a si mesmo. Muito grata ao dia de hoje! E todos, penso que além de aprender nos divertimos, deixamos o cansaço e o peso do dia, um tantinho distante, com o desejo enorme de renovar nossas energias e nosso coração. A cada encontro têm  umas estrelinhas à mais que Deus permite que eu me aproxime e aconchegue para perto do coração, aumentando assim os laços que desejo que fique para vida…”
PUBLICIDADE