18 de abril de 2024

Programa Prefeitura na Comunidade realiza diversos atendimentos no Polo Benfica

Além de ter comemorado neste sábado, 22, a entrega do Mercado Municipal Jorge Tavares Bezerra, a comunidade do Benfica também foi beneficiada por outra ação da administração municipal de Rio Branco: o programa Prefeitura na Comunidade.

A ação, realizada na Escola São Pedro l, levou até a comunidade rural dezenas de programas sociais, de saúde, esporte, lazer, meio ambiente e educação. A prefeita Socorro Neri acompanhou o atendimento e conversou com muitos moradores que aproveitaram a oportunidade para realizar o Cadastro Único; que dá acesso a diversos programas assistenciais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, realizar consultas médicas, odontológicas e receber medicamentos.

Atendimento ocorreram no sábado (22)/Foto: ascom

“Essa ação integra os serviços municipais e prioriza as comunidades. O foco são os locais mais afastados da área urbana. O programa é realizado pela Prefeitura de Rio Branco desde a gestão do prefeito Raimundo Angelim, e eu estou dando continuidade, porque é uma atividade importante. É o poder público mais próximo de quem realmente precisa. De quem não tem condições de ir com facilidade em busca dos atendimentos que necessita. Nós também levamos este programa para as áreas mais remotas e de difícil acesso na zona rural da cidade. Nossa pretensão é atender todos os moradores de Rio Branco, em qualquer lugar que eles estejam”, destacou a prefeita Socorro Neri.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Núbia Musis, os atendimentos começaram na Escola São Pedro l na última terça-feira, 18, e vão se estender por toda a próxima semana. “O que nós estamos fazendo hoje e nos próximos dias é intensificar as ações de responsabilidade do município, uma vez que muitas delas já estão presentes de forma permanente aqui na comunidade”.

Os programas sociais disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), como o Criança Feliz, que acompanha gestantes e crianças de 0 a 6 anos com visitas domiciliares e orienta sobre os cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida, também fazem parte da lista de serviços disponíveis para a comunidade.

O líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck, destacou o empenho da gestão da prefeita Socorro Neri, que apesar da crise econômica, não tem medido esforços para garantir a continuidade de atividades tão essenciais como essa. “A Prefeitura assegura esses serviços sem que as pessoas precisem ir até a cidade para acessá-los. É uma quantidade enorme de pessoas, de profissionais, de gente que se preocupa com o próximo, envolvidos num trabalho nobre e exemplar”.

Enquanto as crianças se divertem com futebol, vôlei, apresentações, brincadeiras e atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Centro de Multimeios, os pais buscam prioritariamente atendimentos de saúde. O médico clínico geral, Ítalo Barbosa, disse que os problemas mais comuns estão relacionados com diabetes, hipertensão, além de uma procura significativa por atendimentos pediátricos. “Essa é uma oportunidade que nós temos de trazer os serviços de saúde para a população que tem dificuldade no acesso às consultas, tratamento, e também a oportunidade de fazermos o nosso trabalho, o nosso dever, ajudar. Fazer a diferença na vida de outras pessoas”.

Ação foi realizada na Escola São Pedro l/Foto: ascom

“Isso é muito bom, porque conseguir uma consulta assim, com facilidade, não é fácil. É um programa muito bacana que a Prefeitura não pode parar. Tem até que trazer mais vezes para nós que moramos na colônia, longe do centro da cidade e não temos tempo nem condições de sair daqui com frequência”, disse o produtor rural Enildo Oliveira que faz tratamento e veio saber como anda a saúde do coração.

Dona Maria Faustina é natural de Tarauacá e mora no Polo Benfica há pouco mais de 1 ano. Ela ficou sabendo dos atendimentos que seriam proporcionados pelo programa Prefeitura na Comunidade por meio dos filhos que estudam na Escola São Pedro l. “Faz muito tempo que estava precisando fazer uma consulta pra mim, pros meus filhos, e ainda não tinha conseguido, porque não é fácil ficar se deslocando. Isso ajuda muito. Já estou com as receitas das medicações e agora vou ali buscar. Se Deus quiser vamos ficar bem”.

“É uma oportunidade para todos se consultarem e pras crianças brincarem. Hoje eu trouxe minha filha de 4 anos pra se consultar com o dentista. Fui muito bem atendida e espero que esse programa venha mais vezes aqui”, finalizou a dona de casa Hosana Aguiar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost