Projeto que emprega arte como tratamento em saúde mental realiza show no Teatrão

O “Arte de Ser”, um Centro de Convivência, em Rio Branco, que acolhe pessoas com transtornos mentais, vai realizar um show, no Teatro Plácido de Castro, na próxima sexta-feira (31), às 16 horas, com o título “Sonho Meu, Sonho Nosso”. O evento terá a participação da cantora Verônica Padrão e de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a colaboração de diversos parceiros

As atividades são realizadas no Parque Capitão Ciríaco./Foto: Cedida

Segundo informou o coordenador e um dos fundadores do projeto, o psicólogo Fabiano Carvalho, “para além de uma atração de alto valor artístico, o show é uma atividade terapêutica para as pessoas envolvidas, e uma estratégia para dar visibilidade à política de saúde mental desenvolvida no Estado e sensibilizar autoridades, familiares, funcionários e sociedade em geral sobre a importância e eficácia do tratamento humanizado em saúde mental.”, disse.

O Arte de Ser conta com mais de 30 colaboradores de diversas áreas, “investe na expressão artística como elemento libertador e transformador do indivíduo com transtorno mental, de sua família e da comunidade em geral. Como ação apoiadora do movimento antimanicomial, promove a inclusão social e o resgate da cidadania dos pacientes psiquiátricos, através da arte”.

O Centro de Convivência, iniciou suas atividades em 2009 e realiza, de segunda a quinta-feira oficina de contação de história e criação literária, pintura, música, poesia, livre expressão, brincadeiras tradicionais e teatro, rádio e internet, e grupo de estudos. Os encontros reúnem crianças, jovens, adultos e idosos.

PUBLICIDADE