Iniciado o período de estiagem, o Rio Acre já apresenta sinais de seca, característica da época do ano chamada de verão Amazônico. Nesta quarta-feira (5), o coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel George Santos informou que o nível das águas estava em 3,31 metros.
“Nós temos dois períodos bem distintos. De novembro a abril chove 76% das chuvas e maio a outubro chove 24% . Então estamos entrando no período mais forte da estiagem que se estende até outubro.”, disse.
A tendência agora, segundo ele, é que o rio continue numa sequência de baixa. “Para se ter uma ideia, em setembro de 2016, o rio chegou a 1,30 metros, no dia 17. Como as chuvas tendem a reduzir muito, a partir de agora, então a tendência do rio é somente de diminuição do seu nível pelos próximos 90 dias.”, previu.
Mesmo que hajam algumas chuvas isoladas, informou Santos, não significarão aumento das águas neste período e exemplificou com números das medições nesta mesma data em anos anteriores que os índices são variáveis. “ Em 4 de junho, em 2018, o nível estava em 3,92 metros. Em 2016, quando foi registrada a seca histórica, estava 2,55m metros nesta mesma data.”, destacou.
O coordenador acrescentou, porém, que existem dois instrumentos com os quais os órgãos trabalham para fazer frente ao período de estiagem: o Plano de Contingência de Incêndios e Queimadas e o Plano de Contingência de Exaurimento de Recursos Hídricos.