A busca pelo conhecimento independe de idade. Jovens, adultos ou idosos não podem deixar de adquirir novos aprendizados sempre que tiverem oportunidade. E essa máxima foi seguida à risca pelos mais de mil concludentes dos cursos da Caravana do Desenvolvimento, em Sena Madureira. A iniciativa do Sistema FIEAC, com apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae, Senac e Polícia Militar, ofertou qualificação profissional gratuita em mais de 30 áreas durante um mês na cidade do Vale do Iaco.
Na solenidade de entrega de certificados, realizada na noite do último sábado, 1º de junho, no ginásio da Escola Municipal Messias R. de Souza, o entusiasmo dos formandos mais experientes era semelhante ao dos mais jovens. Floriano José da Silva, de 82 anos, aluno com mais idade da Caravana do Desenvolvimento, exibiu com muito orgulho os diplomas recebidos. “Fiz quatro cursos, entre eles de pintura, manutenção de ar condicionado e outros. Essas capacitações transformam e vão melhorar a vida de todos em Sena Madureira”, comentou Floriano.
Já a aluna Geovana Rodrigues Ferreira, de 14 anos, tratou de colocar em prática as técnicas que aprendeu no curso “Arte de falar em público”. Escolhida para ser a oradora da turma, ela fez bonito e foi aplaudida por todos os presentes. “Antes eu tinha dificuldade até para apresentar trabalhos na escola, mas agora me sinto encorajada e confiante. O curso realmente me ajudou bastante. Só tenho a agradecer a todos por essa grande oportunidade”, discursou a jovem.
O superintendente do SESI/AC e diretor-regional do SENAI, César Dotto, lembrou que a passagem desta edição da Caravana do Desenvolvimento por Sena Madureira iniciou ainda na primeira quinzena de março, quando, no dia 14 daquele mês, o projeto foi apresentado à equipe técnica da prefeitura.
“Em seguida, no dia 12 de abril, assinamos um termo de cooperação técnica com a prefeitura, e, no início de maio, iniciamos as matrículas. Ou seja, há três meses o Sistema FIEAC respira Sena Madureira. É um trabalho intenso até chegarmos nesse momento de celebrar. Com parceiros importantes como Sebrae, Senac, prefeitura e Polícia Militar, pudemos proporcionar uma grande oportunidade de formação profissional gratuita com qualidade. Muitas pessoas que fizeram capacitação já estão trabalhando ou gerando emprego. Foram 1.218 matrículas, mais de 30 cursos ofertados no período de um mês. São resultados fantásticos”, complementou Dotto.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano, por onde a Caravana do Desenvolvimento passa, deixa algo muito valioso e que ninguém pode tirar dos alunos: conhecimento. O empresário também fez questão de enaltecer a qualidade dos professores e demais membros da equipe envolvidos no mutirão de qualificação profissional.
“Os cursos profissionais já deveriam ter sido lembrados como prioridade no país há muito tempo, mas só agora é que estão trazendo novamente essa modalidade de ensino para as grades curriculares. Tenho certeza de que todos vocês saem desses cursos muito mais capacitados para encarar o mercado de trabalho. Vale lembrar que os empresários patrocinam o Sistema S, não há um centavo de dinheiro público. Um certificado de instituições como SESI e SENAI tem reconhecimento no Brasil e no exterior. Por isso, busquem empreender, abram seus negócios, confiem mais em vocês, pois são totalmente capazes de trilhar um futuro promissor”, salientou o presidente da FIEAC.
Coordenador da Caravana do Desenvolvimento e presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis do Estado (Sindmóveis), Augusto Nepomucena recordou que é a segunda vez que o programa beneficia a cidade de Sena Madureira. “A Caravana vem desde 2013. Já passamos por vários municípios e novamente estamos aqui no Vale do Iaco. Nossa proposta é sempre de ofertar qualificação e dar melhores condições para que as pessoas estejam realmente preparadas para o exigente mercado de trabalho. Com esses certificados em mãos, vocês dão um importante passo em suas carreiras”, declarou Nepomucena.
Mazinho Serafim, prefeito de Sena Madureira, fez questão de agradecer a parceria com o Sistema FIEAC, Senac, Sebrae e Polícia Militar. Segundo o gestor, a Caravana do Desenvolvimento foi essencial para que o município tenha mais vigor para encarar um grave problema que afeta a cidade, o Acre e o país: o desemprego.
“O desemprego não tem fim, sempre tem alguém buscando uma oportunidade de trabalho. E quando são realizados cursos como esses, dando totais condições para que as pessoas possam abrir seus empreendimentos ou conseguir um melhor emprego, isso não tem preço. Somos muitos gratos ao presidente José Adriano e a todos os parceiros. Que Deus possa guiar todos os formandos para que, a partir de agora, possam ter renda própria e sustentar seus lares”, enfatizou o prefeito.
Também participaram da solenidade os presidentes dos sindicatos industriais Raimunda Holanda de Paula (Sincon), José Afonso Boaventura (Sindigraf), Márcio Agiolfi (Sindoac), o superintendente de Operação das FIEAC e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-AC), Jorge Luiz Vila Nova; os deputados estaduais Meire Serafim e Roberto Duarte; Hirlete Meireles, diretora do Senac; Michel Casagrande, comandante da PM; Marivaldo Melo, superintendente do Basa-TO; Alípio Gomes, presidente da Câmara de Vereadores de Sena Madureira, entre outras autoridades.
Certificados de agradecimento e sorteios
Para promover um mutirão de qualificação profissional gratuito com tamanho alcance e sucesso, o Sistema FIEAC necessita do apoio de muitos órgãos, instituições e pessoas. E justamente em reconhecimento a isso, foram entregues durante a solenidade certificados de agradecimento aos representantes de todos os parceiros da Caravana do Desenvolvimento.
Já para os concludentes, além de receberem os certificados, também foram sorteadas bicicletas. Os alunos dos cursos de marchetaria e de móveis sob medidas, que produziram peças ao longo da capacitação, receberam durante a solenidade os produtos por eles confeccionados.
Parlamentares exaltam o Sistema S
Presentes à solenidade de certificação, os deputados estaduais Roberto Duarte e Meire Serafim acompanharam a passagem da Caravana de Desenvolvimento por Sena Madureira desde o início. Os dois parlamentares exaltaram a qualidade dos serviços prestados pelo Sistema S no Acre e no Brasil.
“É extremamente gratificante ver o sucesso desta ação. Ficamos muito felizes e entusiasmados com os resultados da Caravana do Desenvolvimento, qualificando mais de mil pessoas em diferentes áreas. Esse exemplo de capacitação da mão-de-obra do município é o melhor caminho para termos um Acre e um Brasil melhor. Todos precisam tomar conhecimento de iniciativas como essa e incentivar as ações do Sistema S em nosso país”, ressaltou Duarte.
Meire Serafim, que é de Sena Madureira, disse que era motivo de muito orgulho para a cidade ter essa oportunidade de qualificação para um número tão expressivo da população. “São mais de mil pessoas recebendo certificados de instituições renomadas como SESI, SENAI e SENAC. Quem ganha é o nosso município. Estamos honrados e extremamente felizes em ver tantas pessoas preparadas para ingressar no mercado de trabalho. Só temos a agradecer ao Sistema FIEAC por nos ajudar a transformar vidas, desenvolver e trazer esperanças à nossa querida cidade”, assinalou a parlamentar.