Socorro Neri participa de encontro com diretores de escolas da rede municipal

A prefeita Socorro Neri e os secretários municipais de Educação, Moisés Diniz, Planejamento, Janete Santos e o chefe da Casa Civil, Márcio Oliveira, estiveram reunidos durante toda a manhã desta quinta-feira, 13, com o presidente do Colegiado Municipal de Diretores das Escolas Públicas (Codep), Valquírio Firmino, presidente do Conselho Municipal de Educação, Vômea Araújo, e diretores das escolas da rede municipal de ensino. Em pauta, as principais demandas e preocupações dos professores, funcionários e gestores da Educação.

De acordo com Moisés Diniz, o encontro também faz parte da construção de uma relação democrática entre a Prefeitura e os servidores. “Os diretores levantam as dificuldades de cada escola, a prefeita ouve, processa com a equipe e avalia, dentro das condições financeiras do município, o que pode ser feito. Foi uma manhã muito proveitosa onde nós debatemos os problemas que existem e como solucioná-los. É um desafio enorme, diante da crise econômica do país, mas que encontra tanto na equipe da professora Socorro Neri, quanto nos educadores, a vontade de superá-lo. Vamos continuar com esse canal aberto e manter esse diálogo que muito nos ajuda a seguir pelo melhor caminho”.

Reunião com os profissionais/Foto: Ascom

A reunião foi aberta com uma explanação sobre a realidade financeira do município e os números da educação na capital acreana. Cerca de 25 mil crianças, da creche ao 5º ano do Ensino Fundamental, estão sob responsabilidade da Prefeitura. São 86 escolas e creches, além de outros 26 espaços que recebem apoio do executivo municipal. Nos últimos anos foram construídas 14 unidades de educação infantil; realizados concursos para servidores efetivos e inúmeros investimentos na formação e qualificação de professores, o que permitiu que Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Rio Branco evoluísse de nota 4,1 em 2005 para 6,5 em 2017. Acima da média nacional que é de 5,8.

/Foto: Ascom

A prefeita Socorro Neri destacou que esta é a primeira de uma série de reuniões que sua gestão fará com os representantes da educação municipal. De acordo com ela, atualmente cerca de 30% do orçamento municipal é voltado para a educação e que busca estabelecer cada vez mais momentos de construção conjunta com a comunidade escolar. “Aqui é momento em que nós identificamos as necessidades e definimos as prioridades. O que vai ser feito, em que momento será feito e com quais recursos vai contar. Tudo de forma muito transparente. Nós já adotamos uma política de transformar todo o nosso quadro de professores em servidores efetivos. Isso facilita a formação continuada desses profissionais, o que é essencial para avançarmos na qualidade do ensino. Ainda esse ano lançaremos um novo edital para que em 2020 tenhamos apenas professores efetivos. Isso não significará despesa adicional, pois esse recurso já é utilizado com o pagamento de professores temporários. Importante destacar que essa medida garante um incremento significativo para o nosso instituto de previdência, pois o professor temporário contribui com o regime geral, mas não com o regime próprio do município e o professor efetivo sim”.

O presidente do Codep disse que o encontro não se trata de apontar deficiências individualizadas das escolas, mas dos anseios dos diretores na busca pelo diálogo e soluções para os problemas em comum. “Nós queremos contribuir com a qualidade do ensino nas escolas. Essa aproximação do poder público municipal com quem está lá na ponta, que são os professores, diretores, é extremamente importante. Nós sabemos que a prefeita é uma pessoa sensível, é uma educadora, e que com certeza têm olhado e vai olhar ainda com mais carinho para essas questões que afetam algumas escolas. Nós a procuramos e ela de imediato nos atendeu, marcou esse encontro para nos ouvir e dentro das possibilidades do município atender os gestores escolares”.

“Quando nós fomos conversar com a prefeita, nós vimos o interesse dela em atender as demandas das escolas. A gente sabe que os recursos são poucos, escassos, mas também vemos na gestão prefeita Socorro Neri a vontade de fazer muito mais pela educação. Eu já fui diretora de escola e sei que os gestores têm a necessidade de ter as repostas para seus problemas. Tem coisas que nós sabemos que são a longo prazo, mas tem outras que são urgente, porque nós lidamos com vidas”, disse Vômea Araújo.

A professora Denise de Souza é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1, José Potiguara, que atende 350 crianças em dois turnos e está localizada no bairro Calafate. Ela disse que estava ansiosa por esse encontro com a prefeita Socorro Neri e parte da equipe da gestão municipal. “Nós sentimos a necessidade de partilhar aquilo que temos vivido na escola. No nosso dia-a-dia temos algumas demandas que precisam ser supridas, nós reconhecemos que o momento do país como um todo não é bom, reconhecemos a boa vontade da prefeita, os avanços, mas também precisamos conversar sobre o que ainda precisa ser melhorado. Temos nos esforçado ao máximo para ajudar diante das dificuldades. Conseguimos reduzir o desperdício da merenda escolar a zero, as crianças recebem café da manhã, lanche da tarde e as que estão no turno da tarde tem recebido três refeições ao longo do dia, e isso é sem dúvida algo bastante positivo”.

Como encaminhamento do encontro, ficou decidido que um grupo de trabalho formado pelas secretarias municipais de Educação, Planejamento, Finanças, Casa Civil, Codep e Conselho Municipal de Educação, será formado para tratar já nos próximos dias dos pontos debatidos e encontrar resoluções.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Socorro Neri participa de encontro com diretores de escolas da rede municipal