Três crianças ficaram feridas em incêndio que destruiu 20 casas de distrito boliviano

Os feridos no incêndio na comunidade boliviana de Buena Vista, na divisa com Costa Marques (RO), já receberam alta do Hospital Municipal de Costa Marques, segundo a equipe médica da unidade. Entre as 10 vítimas, três são crianças, que tiveram ferimentos leves.

O fogo começou por volta das 18h na segunda-feira (24), após uma suposta explosão em um motor de energia. As chamas atingiram casas e comércios bolivianos. Conforme a Polícia Civil, aproximadamente 20 casas do vilarejo foram consumidas pelo fogo.

Incêndio fronteira Brasil Bolívia/Foto: reprodução

Até a manhã desta terça-feira (25) o fogo não havia sido totalmente apagado.

Pelo menos 50 bolivianos foram retirados de casa por causa do incêndio e, por enquanto, devem ficar em um abrigo montado no lado brasileiro. Eles estão recebendo assistência da Secretaria de Assistência de Costa Marques.

Nesta terça-feira, o governo da Bolívia confirmou que pelo menos 20 casas foram destruídas no incêndio em Buena Vista e que está enviando ajuda aos atingidos.

Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), publicou nota informando também que está solidário com as vítimas do incêndio.

“O governador determinou às secretarias de Estado que trabalhem com urgência para atendimento aos atingidos pelo sinistro. De imediato, medidas para acolher os bolivianos foram iniciadas pelas secretarias estaduais de Rondônia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de arrecadar agasalhos e mantimentos para remeter aquelas pessoas atingidas por este lamentável acidente”, diz a nota.

O que se sabe até agora sobre o incêndio:

  • O fogo teria começado no motor de uma loja;
  • Na sequência, as chamas se alastraram após uma suposta explosão de um motor de energia. Ao menos 20 casas e sete lojas foram consumidas pelo fogo;
  • Para que o incêndio não se propagasse, outras casas precisaram ser derrubadas.
  • A maioria das vítimas inalaram fumaça e tiveram escoriações, devido aos escombros;
  • A polícia estima que 10 famílias perderam todos seus pertences;
  • 5 famílias estão em uma escola improvisada como abrigo de Costa Marques – cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Outras seguiram para casa de amigos e parentes também em Costa Marques;
  • 100 pessoas trabalharam na contenção do fogo. O medo é de que as lojas sejam saqueadas. Voluntários auxiliam entregando água e comida;
  • Exército Brasileiro, guarda boliviana, voluntários, representantes da secretarias de Turismo e Meio Ambiente e Municipal de Assistência Social se uniram para socorrer os feridos e as famílias atingidas. A ajuda também veio de empresários e as prefeituras de São Francisco do Guaporé e Costa Marques.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Três crianças ficaram feridas em incêndio que destruiu 20 casas de distrito boliviano