ContilNet Notícias

“A boa saúde vai ser feita, sim, para cada cidadão acreano”, diz secretária de Saúde

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Após passar por uma sabatina na Assembleia Legislativa do Acre na última terça (9), a secretária de saúde do estado, Mônica Feres, precisou se explicar. Durante a reunião, a secretária deu declarações polêmicas, o que despertou a ira de alguns servidores da Saúde.

Mônica Feres/Foto: ContilNet

Para desfazer o mal entendido, a secretária emitiu uma nota nesta quarta-feira (10) dando explicações sobre o que disse.

Confira a íntegra da nota enviada pela secretária:

Na manhã desta terça-feira (9), compareci à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Acre. Além de parlamentares, compareceram representantes do Conselho Regional de Medicina, do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre, além de jornalistas. Durante a reunião, foram expostos os dados e informações obtidas neste primeiro mês de gestão, com proposta de estratégias e metas. Perguntas foram respondidas e sugestões foram ouvidas. Alguns pontos foram repetidamente discutidos. Tudo numa abordagem bem técnica, como, acredito, deve ser feita.

A saúde pública tem que ser encarada como um investimento e não como gasto. Quando foi me perguntado sobre os recursos humanos, respondi que há muita gente disposta a trabalhar para fazer uma boa saúde no Acre. E citei a frase de Marc Benioff, que diz: “Concentre-se nos 20% que fazem 80% da diferença”. É a Lei de Pareto (regra 80/20), que tem muitas aplicações, inclusive no que diz respeito à gestão da qualidade total. Isso não tem nada a ver com o que foi interpretado. Em nenhum momento foi falado em “corpo mole”.

Quando existe um bom processo de trabalho, realizado por pessoas competentes e comprometidas, o resultado é positivo. E forças contrárias se tornam inconsistentes, cessam ou deixam de existir. Isso está acontecendo nessa gestão. Trabalho sério, diuturno, honesto, transparente, com estratégias e metas, está sendo realizado.

O meu discurso é exatamente o mesmo, desde o meu primeiro dia nessa gestão: fazer boa saúde trabalhando com pessoas para pessoas. Defendo o respeito ao próximo, sou extremamente “kantiana”, mas sem deixar de lado a autoconfiança e a congruência, qualidades herdadas dos meus pais, legítimas pessoas que chegaram ao sucesso através de muito trabalho e dedicação. Legado que faço questão de deixar para os meus filhos, através do exemplo de minhas práticas de gestão.

A boa saúde vai ser feita, sim, para cada cidadão acreano. O bom gestor não se curva às críticas vagas e informações sem compromisso com a verdade. O time está sendo formado, forte, verdadeiro, comprometido com a transparência e com a vontade em fazer a saúde acontecer. Conto com cada servidor e vocês sabem disso.

Mônica Kanaan é secretária de Estado de Saúde do Acre

Sair da versão mobile