A principal novidade da ExpoAcre este ano foi o aumento do número de dias da feira que passou de cinco para nove, e isso deve ter um impacto relevante ao final do evento. Nesta quarta-feira (31) a feira entra no quinto dia, e Lauro Santos, gerente do Sebrae no Acre e vice-presidente da comissão organizadora da ExpoAcre fez um balanço pra lá de positivo da feira.
De acordo com Santos, que fez questão de afirmar que os dados são resultados de levantamento e acompanhamento do Sebrae, e não tem nada de empírico, até esta quarta, somente os negócios dos comerciantes cadastrados já somam mais de R$ 3 milhões em volume de vendas. “Em parceria com o governo nós temos um aplicativo medindo todo o faturamento dos comerciantes que estão cadastrados aqui na feira”, disse.
Mas esse faturamento deve ser ainda maior, já que nem tudo entrou na conta. “Ainda não foram contabilizados o galpão da indústria e nem os leilões, a gente já movimentou mais de 3 milhões de faturamento e sabemos que o leilão é o que mais movimenta a feira e ainda tem o galpão da indústria que tem uma movimentação financeira muito grande, tendo em vista que lá eles estão vendendo até apartamentos”, contou o gestor.
Outro dado que teve um balanço positivo foi a quantidade de visitantes de feira.”A gente tem aqui no galpão do Sebrae os pesquisadores e o pessoal que faz o cadastro das pessoas que estão concorrendo ao sorteio de uma moto e só no estande do Sebrae o número de visitas já é cinco vezes maior que no ano passado”, afirmou.
O gestor também comemorou o aumento no número de dias da feira. “A decisão de voltar a realizar a feira em nove dias foi muito acertada, foi uma decisão baseada nos relatórios das edições anteriores e verificamos que em nove dias há mais investimentos e consequentemente mais atrações, um exemplo disso são os dois grandes shows que a feira trouxe, dos sertanejos Jorge e Mateus e da Marília Mendonça, vamos ter também a Ecofest, o rodeio, e outras atrações, o que faz com que o público venha mais à ExpoAcre e, consequentemente, se fechem mais negócios, o que garante o sucesso da feira, além claro, da medida do governo e prefeitura de antecipar os salários e do governo de antecipar metade do 13º salário”, frisou.
Santos acredita ainda que com os quatro dias que ainda restam de feira, o faturamento pode dobrar. “Nós estamos ansiosos pra ver o faturamento do próximo fim de semana e ao longo dia também estamos medindo, já que é a primeira vez que a feira funciona de manhã, de tarde e de noite. Percebemos que o público é diferente, o público que tem vindo de dia, ele vem atrás de participar de algum evento específico, de um curso, participar de uma palestra, de uma reunião, e o da noite tá mais voltado pro entretenimento, que também é o objetivo da feira. Entrenimento, negócios e lazer focados no agronegócio”, finalizou.