O município acreano de Brasileia comemorou 109 anos de emancipação política nesta quarta-feira (3). Uma bela festa organizada pela prefeita Fernanda Hassem contou com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, de sua esposa, Ana Paula Cameli, e de outras autoridades do município e do estado.
Bela festa
A prefeita Fernanda Hassem, uma das mais bem avaliadas do Acre, organizou uma bela festa, que só irá terminar no próximo domingo, com o encerramento do Carnavale, tradicional carnaval fora de época da fronteira que deverá reunir ao menos 20 mil pessoas no município de Brasileia.
Fernanda vem sendo cortejada por Gladson Cameli há algum tempo. O desejo de Cameli é que ela se filie ao Progressistas. A ‘paquera’ está forte, mas a prefeita não decidiu nada, ainda.
Pode ser a candidata dele
Cameli não esconde de ninguém que gosta de Fernanda Hassem. Se ela topar ir para o Progressistas, certamente terá total apoio do governador.
Problema sério
Alguém precisa resolver a situação dos indígenas que perambulam pelas ruas de Sena Madureira. Maioria são dependentes de álcool, e muitas meninas acabam se prostituindo por um prato de comida. O problema é sério e já se arrasta há muitos anos sem ninguém fazer nada.
Caiu em campo
A coluna foi informada que o vice-governador do Acre, Major Rocha, e a vice-governadora de Pando, Paola Ivannia Terrazas Justiniano, se reuniram para iniciar as tratativas e resolver a situação das carretas carregadas de gás e combustível que há muito, vem colocando a vida de pessoas em risco, na cidade de Epitaciolândia.
Reunião
Além da reunião de ontem (3) em Brasileia, o vice-governador, o prefeito Tião Flores, a prefeita Fernanda Hassem e a vice-governadora Ivannia, vão à Brasília, tentar junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), a Receita Federal e o Ministério dos Transportes, uma saída para o problema.
Gargalo
Um dos principais gargalos das zonas alfandegárias entre os países é a falta de recursos humanos para agilizar a trafegabilidade com cargas entre os dois países. Uma das saídas é a prioridade no atendimento para veículos com cargas inflamáveis, evitando o estacionamento das carretas pelas avenidas Santos Dumont e Internacional, único acesso a cidade de Pando.
Solução arriscada
A deputada federal Jéssica Sales conseguiu sensibilizar as autoridades da Agência Nacional de Petróleo para liberar o transporte de combustíveis para as cidades de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter como vinha sendo anteriormente. Ela alegou que as cidades entraram em colapso. O Ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes prometeu resolver a questão em 24 horas.
Três das quatro vítimas da explosão do barco ocorrida em Cruzeiro do Sul e que estavam em tratamento em Brasília já receberam alta médica: Francisco Rodrigues de Oliveira, 70, José Francisco do Nascimento Neto, 48, e Francisco Rodrigues da Rocha, 55. A previsão é de que João Oliveira da Silva, 32, também seja liberado esta semana. A informação é da Agência de Notícias do Acre.
Nova Escola Militar
O governador Gladson Cameli chegou em Brasileia para as comemorações alusivas ao aniversário da cidade anunciando a construção de uma nova escola militar em parceria com o Exército Brasileiro. A notícia foi comemorada pela comunidade presente no desfile cívico.
Resposta
A Casa Civil precisa dar uma resposta mais rápida com relação as licitações. Os deputados de oposição, liderados por Edvaldo Magalhães (PCdoB), colocam o dedo nessa ferida diariamente. Esse foi um setor que apoiou em peso a candidatura de Gladson Cameli ao Palácio Rio Branco.
Sem reação
Como o Palácio Rio Branco conta com poucos argumentos contrários aos discursos inflamados de Edvaldo & Companhia, tudo que é dito parece ser verdade. Água mole e pedra dura, tanto bate até que fura.
Pouco importa
Parte da bancada de apoio ao governo na Assembleia Legislativa do Acre não está nem ai para o discurso da oposição e, pior ainda, em dar respostas à altura na tribuna da Aleac. O deputado Chico Viga, durante toda semana, corroborou com as pautas negativas levantadas pelos deputados comunistas e petistas. Será que está faltando CEC´s na cota do parlamentar?
Pegando pesado
O vereador João Marcos Luz vem batendo pesado com relação à Zona Azul. Protocolou pedido de arrecadação, informação que deveria constar no Portal de Transparência do município. Luz pediu até o fim da zona em Rio Branco.
Fale com o governador
Atendendo a um pedido do governador Gladson Cameli o prefeito Tião Flores vai revitalizar a antiga estrada velha, em Epitaciolândia. Um ouvinte do programa semanal Fale com o Governador, conhecido como Clodo participou pelo whatssApp e pediu melhorias do ramal.
Lançamento
O lançamento das obras de recuperação de ramais em Epitaciolândia deve acontecer semana que vem. Máquinas já estão trabalhando do outro lado da margem do Rio Acre. Flores prepara uma grande festa para receber a caravana oficial.
Maninzim
Flores só tem que torcer para o maninzim Luizinho Hassem não se candidatar a prefeito nas próximas eleições. É uma das pessoas mais amadas em Epitaciolândia.