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Estado lança campanha Coração Azul no Enfrentamento do Tráfico de Pessoas

Por SECOM

Com o lema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), deu início nesta segunda-feira, 29, à campanha Coração Azul que tratará do combate ao tráfico de pessoas.

No Acre, a iniciativa em aderir à campanha almeja fomentar a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, entre os mais diversos segmentos da sociedade, de forma a divulgar boas práticas, promover a sua prevenção e o incremento da justiça criminal.

“Pessoas não são produtos, não podem ter suas vidas tratadas como mercadoria”, disse a secretária de Estado, Claire Cameli. Foto: Neto Lucena

A secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Claire Cameli, disse que o conceito da campanha internacional, expressa o princípio base do trabalho que vem sendo realizado de enfrentamento ao tráfico de pessoas e reforça o caráter ético e filosófico da luta contra este crime, sendo um ótimo motivo para ser representado simbolicamente pelo coração.

“O Governo do Estado, por intermédio da SEASDHM, está empenhado em informar a toda a sociedade, junto com as outras instituições parceiras, sobre o tema e trabalharmos em rede no combate ao tráfico de pessoas. O conceito de humanidade que une as pessoas é superior às diferenças que as separam. Pessoas não são produtos, não podem ter suas vidas tratadas como mercadoria”, explicou Claire Cameli.

A campanha tem por finalidade tornar o símbolo “Coração Azul” um ícone de reconhecimento da Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovendo ações promocionais e de intervenções, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, ONGs, órgãos governamentais, mídia e formadores de opinião para esse problema social.

Solenidade de abertura contou com a presença de autoridades que trabalham no combate de tráfico de pessoas. Foto: Neto Lucena

A diretora de Políticas de Direitos Humanos, Fran Britto, disse que a intenção é despertar na população a consciência social, utilizando o símbolo do Coração Azul, incentivando assim a busca pela informação e denúncia.

“É muito importante que as instituições juntas com o Governo do Estado criem uma rede para atendermos as denúncias que recebemos e para informarmos com um trabalho de prevenção a sociedade, explicando que esse problema existe”, ressaltou Fran Britto.

A solenidade de abertura contou com a presença da procuradora do Trabalho, Louise  Gagine (MPT); o defensor público Federal, Ivan Ferreira (DPU); o defensor público Estadual, Celso Rodrigues (DPE); o professor doutor, Armstrong Silva (UFAC) e Isabel do Rossil da Rede Um Grito pela Vida. A programação irá até o dia 3 de agosto com encerramento no auditório do Galpão Institucional, às 19 horas.

História do Coração Azul

A Campanha é promovida internacionalmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e foi lançada no Prêmio Mundial das Mulheres, em Viena, Áustria, em cinco de março de 2009, sob o título de Blue Heart Campaign e o Brasil intencionou sua vontade em aderir à campanha mundial em virtude de possuir uma Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas alinhado às diretrizes da ONU para o tema.

Em maio de 2013, o Ministério da Justiça e o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil lançaram a versão brasileira da Campanha Coração Azul contra o tráfico de pessoas.

A cantora Ivete Sangalo é a Embaixadora Nacional da Boa Vontade para Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas da Campanha Coração Azul.

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