Fruto de emenda de Gladson Cameli, Assis Brasil ganha mais uma unidade de saúde

O município de Assis Brasil (distante 310 quilômetros de Rio Branco) deu um passo importante para o atendimento médico e ambulatorial de sua população ao inaugurar nesta segunda-feira, 22, mais uma unidade básica de saúde (UBS). A obra é resultado de emenda de bancada destinada pelo governador Gladson Cameli quando então senador da República.

Governador Gladson Cameli em cerimônia de inauguração de unidade básica de saúde em Assis Brasil, nesta quarta-feira, 22; edificação foi possível graças a emenda de bancada quando ele ainda era senador /Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por isso mesmo, a cerimônia de entrega do novo prédio teve um toque todo especial, uma vez que se completa um ciclo de carinho e dedicação do hoje governador Gladson Cameli pela população do município, localizada na tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia.

“Fizemos enquanto estávamos no Congresso Nacional e isso mostra o nosso compromisso com vocês, porque vocês fazem parte da nossa história, da história do Acre, de lutas e de conquistas. E não poderíamos ficar só no discurso. Estamos falando de vidas, de pessoas que tanto precisam de nossa Saúde. E tenham certeza que vamos até o fim, até o último minuto de governo resolvendo os problemas que têm neste setor”, afirmou o governador, ao lado do vice-governador, Major Rocha, para a comunidade local, servidores municipais, lideranças comunitárias, vereadores e secretários municipais e de estado.

Quando ainda era senador, Gladson Cameli destinou cerca de R$ 450 mil em emendas parlamentares para a construção da nova unidade. “Por isso, essa solenidade marca o coroamento de um homem que sempre foi a favor de nossa população e está demonstrando em seu governo que fará ainda muito por nós”, destacou o prefeito Antonio Barbosa de Souza, o ‘Zum’.

Já a presença do vice-governador, Major Rocha, no evento, foi elogiada por lideranças políticas e comunitárias do município, sobretudo porque Rocha, enquanto deputado federal foi responsável por destinar um valor tão significativo em emendas, que corresponde à metade do total de emendas de bancadas que recebeu Assis Brasil de todos os demais 11 deputados federais acreanos juntos.

“Encontramos a Saúde na UTI. E agora, passados quase sete meses ainda estamos caminhando para melhorar o setor. Mas tenham certeza que a parceria com os municípios já existe e foi renovada no dia 1º de janeiro”, ressaltou Rocha.

A UBS, a terceira no município, leva o nome do técnico de enfermagem Gildo Ferreira da Silva, já falecido, e que ficou conhecido por sua dedicação à saúde preventiva. Conta com 12 salas para medicação, vacinação, consulta e ambulatórios e atenderá a dois bairros, o do KM-2 e o Bela Vista, ambos hoje com uma população estimada em dois mil moradores.

Para a secretária de Estado da Saúde, Mônica Feres, é preciso que os estados e municípios enxerguem a Saúde “como um investimento, nunca como gastos”. “Eu entendo esse pensamento é o que deve passar por todos os gestores, porque a saúde preventiva ela é o abraço, ela é acolhida principal, antes de saúde secundária e terciária, que são as UPAS e os hospitais. Daí, a importância de uma parceria forte, estratégica na atenção primária”, pontuou a secretária.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost