ContilNet Notícias

Aleac: história de ‘paixão’ virá à tona após recesso

Por WÂNIA PINHEIRO, DO CONTILNET

Mistérios da meia noite

Uma investigação em curso e que a coluna teve acesso, promete movimentar  a Assembleia Legislativa na volta do recesso. O caso envolve um deputado. Capítulos dessa história nos lembram cenas do videoclipe da música de Zé Ramalho: Mistérios da Meia Noite, tema da novela Roque Santeiro.

História de um deputado promete movimentar o salão azul da Aleac após o recesso/Foto: Divulgação

Bomba no salão azul

Uma história de paixão em uma cidade do interior virá à tona após o recesso e promete movimentar o salão azul da Aleac. O processo corre em segredo de Justiça, mais um capítulo marcado pelo juiz que conduz a investigação promete trazer o caso à baila.

Abacaxi grande

A prefeita Marilete Vitorino não será candidata à reeleição. Se já não existiam muros quando o assunto é política, a desistência da prefeita é o maior abacaxi que o Palácio Rio Branco ganha. A sucessão virou um samba de crioulo doido. Todos querem ser pré-candidato a prefeito.

De malas prontas

A ex-candidata ao governo do Acre, vereadora Janaína Furtado está de malas prontas para o Progressistas. O convite feito pelo deputado José Bestene depende agora, da benção do governador Gladson Cameli. Janaína ainda não decidiu se vai à reeleição ou concorre a uma vaga majoritária. Uma coisa é certa, a sua saída da REDE.

Agenda progressistas

Dia 26 a senadora Mailza Gomes vai à Tarauacá na tentativa de arrumar a casa. O encontro de Janaína com a nova gestão do partido será fundamental para sua decisão visando as eleições de 2020.

Vice na disputa

O vice-prefeito da cidade, Chico Batista, acredita que com a desistência de Marilete Vitorino, ele esteja credenciado a disputa. A coisa caminhava bem para o lado de Batista, mas depois que ele apresentou projeto de criação do 13º para o cargo de prefeito, vice-prefeito e vereadores, tem sido difícil para o líder do PSDB andar nas ruas da cidade.

O médico pré-candidato

O ex-prefeito Rodrigo Damasceno tem dito nos quatros cantos da cidade que não é pré-candidato às eleições do ano que vem, mas vem agindo como tal. Até um programa de rádio o ex-prefeito emplacou. Fora do PT, tudo indica que ele também visa ingressar no Progressistas, partido do governador.

Fim do impeachment

Não teve êxito o processo de impeachment armado contra a prefeita Marilete. Ela vem despachando tranquilamente em seu gabinete. A prefeita quer fechar seu mandato sem críticas no setor de infraestrutura urbana. Para isso, vem fazendo escalas em Brasília na tentativa de liberação de recursos para pavimentação.

Anel Viário

Líderes do Santo Daime  e da União do Vegetal procuraram o governador Gladson Cameli ontem e saíram contentes. Ficou batido o martelo, a construção de uma estrada pavimentada para facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional Plácido de Castro, de Rio Branco, evitará a Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, onde funcionam três centros religiosos que utilizam  o chá Ayahuasca em seus rituais. Previsto para ser executado no próximo ano, o trajeto da nova estrada resultará da convergência parcial dos ramais Aquiles Peret e Mutum.

Novo traçado

O novo traçado beneficiará mais pessoas na periferia rural da cidade, incluindo moradores oriundos de Porto Acre e do Ramal do V. A decisão do governador foi anunciada durante reunião em seu gabinete com a participação do juiz federal Jair Facundes, o procurador Cosmo Souza, o jornalista Antônio Alves e outras lideranças.

Qual o segredo?

Trechos recuperados pelo DNIT em 2018 na BR 364 continuam oferecendo trafegabilidade com segurança. O mesmo não ocorre em obras anteriores de recuperação da rodovia. Qual é o segredo?

Frentes de serviços

Na estrada para Feijó, várias frentes de serviços exigem atenção de condutores de veículos. O DNIT não fala mais em reconstrução da BR. O silêncio preocupa quem depende da rodovia. Existem erosões com riscos de isolamento das cidades.

Na Casa Civil

Prefeito Mazinho Serafim anda todo faceiro após duas conversas com o governador Gladson Cameli. Ele esteve na manhã desta quarta (17) na Casa Civil. A deputada Meire Serafim estava junto. Os secretários de Saúde e Planejamento, Daniel Herculano e Cirleudo Alencar, acompanharam o casal.

Amor de primavera

Um articulador político do Iaco disse à colunista que esse achegamento de Serafim a Cameli é apenas um ‘ amor de primavera’. “Se o Gladson fizer 9 cafunés nele (Mazinho), e não fizer os 10, ele se espoleta de novo”, prever.

Só olhando

O deputado Ghelen Diniz, pretenso candidato a prefeito de Sena Madureira nas próximas eleições, acompanhou a movimentação de Mazinho lá de longe, onde está tirando uns dias de descanso.

Eleições 2020

O nome de Ghelen Diniz (Progressistas) é hoje um dos mais cotados para uma disputa eleitoral com chances de vitória, em Sena Madureira. Toinha Vieira (PSDB), é outra que está no páreo. E tem, ainda, a publicitária Charlene Lima, que é muito amada pelo povo do Iaco. desses três deverá sair o nome que irá enfrentar Mazinho Serafim nas urnas, no próximo ano.

 

 

Sair da versão mobile