ISE, Ipetec e governo firmam parceria para levar cursos técnicos à apenados no Acre

Foi assinado, na noite desta terça-feira (30), o Termo de Cooperação Técnica para a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica à pessoas privadas de liberdade. A ação é uma parceria entre governo do Acre, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Ao fazer o curso, o apenado ou menor infrator vai ter o benefício de redução da pena “O objetivo é ressocializar através da formação profissional que permita que eles sejam absorvidos no mercado de trabalho ao cumprir a pena”, explicou o secretário de Segurança, Paulo Cézar.

Assinatura do termo ocorreu nesta terça/Foto: ContilNet

A solenidade ocorreu no Espaço Agroflorestal, no Parque de Exposições Wildy Viana. Segundo Francineudo Silva, presidente do Ieptec, os cursos oferecidos pelo instituto são diversos. “Temos cursos na área de saúde, cultura, serviços, produção e outros. O ISE e o Iapen vão estabelecer os cursos que querem, eles que vão definir e a nós cabe ofertá-los”, explicou.

O diretor do Iapen, Lucas Gomes, disse que os cursos serão oferecidos para presos em monitoramento eletrônico e encarcerados, desde que apresentem bom comportamento. “É uma oportunidade de dar uma nova perspectiva de vida quando eles saírem do presídio. São presos que tem o perfil, que não estão ligados à organizações criminosas e mostram que querem uma vida melhor quando sair do presídio”.

No caso dos adolescentes que estão em centros socioeducativos, um levantamento já foi feito dos que se encaixam no perfil e segundo o presidente do ISE, Rogério Silva, os cursos devem começar em breve. “É um avanço para estes adolescentes, em breve estarão de volta ao convívio familiar e é importante que eles saiam com a capacitação necessária”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

ISE, Ipetec e governo firmam parceria para levar cursos técnicos à apenados no Acre