Município mais distante de Manaus (a 1.487 quilômetros da capital), Guajará recorreu à Fundape (Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre), vinculada à Ufac (Universidade Federal do Acre) para a seletiva pública de conselheiros tutelares. A Fundape elaborou e aplicou as provas escritas nesta terça-feira (16).
O fato isolado ganhou destaque na imprensa. Sobre a realização do certame no Acre, o promotor de Justiça local, Iranilson de Araújo Ribeiro disse que a opção pela Ufac se deu em razão das questões geográficas e logísticas que inviabilizaram a participação de instituições públicas de ensino do Amazonas.
“Os desafios para quem atua na proteção à infância e juventude vêm aumentando a cada ano, em razão do recrutamento de adolescentes pela criminalidade organizada, do aumento de casos de negligência familiar e de crimes contra a dignidade sexual contra crianças e adolescentes, o que exige o aprimoramento do processo de seleção dos novos conselheiros tutelares”, disse o promotor.