26 de abril de 2024

Novo sistema de transporte público começa a funcionar no Tucumã

Entrou em operação neste sábado, 27, o novo sistema de transporte público coletivo na Regional do Tucumã.

De acordo com diretor-superintendente da RBTtrans, Nélio Anastásio, o Terminal Tucumã opera com normalidade e as viagens são realizadas com uma boa frequência de chegada e saída das linhas alimentadoras e linha troncal.

“O controle operacional está sendo realizado diretamente do Terminal Tucumã. Agentes de transporte da RBTrans e despachantes da empresa operadora trabalham informando e controlando a frequência dos ônibus. Estamos acompanhando de perto os trabalhos no terminal, junto ao controle operacional e realizando viagens”, destacou.

Entrou em operação neste sábado, 27, o novo sistema de transporte público coletivo na Regional do Tucumã/Divulgação

Entenda o funcionamento do novo sistema

No novo sistema, chamado de tronco-alimentado, os passageiros vão ganhar mais tempo com a maior frequência dos ônibus dentro dos bairros da regional. As linhas alimentadoras seguem para o Terminal do Tucumã e de lá novos veículos, articulados, com maior capacidade de passageiros, seguem para o Terminal Central.

Com a mudança, as linhas Custódio Freire/Aeroporto, Tucumã/Rui Lino e Jorge Kalume/Distrito Industrial passam a operar somente entre os bairros e o Terminal Tucumã e deixam de fazer o trajeto até o centro. Já as linhas Universitário, Fundhacre, Ifac/Universidades e Ufac/Rodoviária permanecem inalteradas. O novo sistema ganhará ainda duas novas linhas: circular Ufac, com ônibus que vão circular exclusivamente dentro do campus universitário até o Terminal de Integração do Tucumã, e a linha Ipê, que vai atender os estudantes do Hospital Veterinário da Ufac e moradores e trabalhadores do Condomínio Ipê. Também no mesmo esquema de linha alimentadora do Terminal Tucumã.

O novo modal da região opera com seis novos carros articulados, com ar-condicionado, tv’s e capacidade para transportar confortavelmente 160 pessoas que vão fazer o percurso entre o Terminal Tucumã e o Terminal Central. A expectativa da RBTrans é que o tempo de espera na linha troncal seja de apenas 15 minutos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost