Em média o tamanho normal do pênis ereto pode variar entre os 9 e 13 cm, mas essa medida também pode oscilar de acordo com o país de onde se é originário, como relata a publicação norte-americana GQ.
Quando o pênis tem um tamanho muito inferior à média, o fenômeno é conhecido como micropênis. Porém, essa designação só é aplicada em homens cujo o órgão tem menos de 5 cm.
1. Até que idade cresce o pênis?
Geralmente o pênis cresce até por volta dos 20 anos de idade.
Embora o crescimento do pênis aconteça neste período, o ritmo pode variar entre os indivíduos.
2. Qual é o tamanho médio?
O tamanho do pênis pode variar bastante de um homem para o outro, estando relacionado com vários fatores como a produção de hormonas. No entanto, segundos estudos realizados em vários países, o tamanho médio do pênis flácido é de cerca de 9 cm, enquanto ereto esse valor é de 13 cm. Já em relação à circunferência, o valor geralmente varia entre os 9 cm e os 12 cm.
3. É possível aumentar o tamanho do pênis?
Existem várias tratamentos médicos que prometem aumentar o tamanho do pênis, mas a maior parte apenas consegue causar uma pequena alteração, não tendo o resultado esperado pela maioria do homens.
4. Fumar pode diminuir o tamanho do pénis?
O cigarro não interfere com a produção hormonal e, por isso, não afeta o crescimento do pênis. Porém, como fumar afeta vários órgãos do corpo de maneira negativa, ao longo do anos também pode interferir com as funções do pênis, mais especificamente com a ereção. Aumentando dessa forma o risco de disfunção erétil e de impotência.
5. O pênis pode crescer torto?
O mais comum é que o pênis cresça com uma pequena inclinação para um lado ou outro, sendo que isso acontece principalmente porque a uretra nem sempre acompanha o desenvolvimento do resto do órgão, causando uma ligeira curva.
6. O tamanho é importante?
Vários estudos concluíram que o próprio homem é a pessoa mais preocupada com o tamanho do pênis, existindo pouca preocupação por parte da parceira ou do parceiro.
Além disso, na maioria dos casos, o tamanho do pênis não impede o homem de ter relações sexuais ou de gerar uma gravidez.