População ainda duvida da chegada do homem à Lua ocorrida há quase 50 anos

A próxima sexta-feira (20) é um dia histórico para a ciência em todo o mundo. É o dia em que completa 50 anos da chegada do homem à Lua. O norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro a pisar no solo lunar. Junto com ele estava Buzz Aldrin e, ainda, Michael Collins, este não tão conhecido quanto os anteriores por ter sido o piloto do módulo lunar Eagle, que fazia parte da nave Apollo 11.

O fato, incontestado pela ciência aconteceu 20 de julho de 1969 às 20h17min UTC (do inglês Coordinated Universal Time ou Tempo Universal Coordenado). Foi televisionado e assistido por milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar disso, há muita gente que não acredita e que até garantem que houve uma conspiração mundial para tornar verdade uma fraude que teria como objetivo colocar os Estados Unidos à frente da União Soviética na luta pela conquista do espaço, assim como na Guerra Fria que se desenvolvia entre as duas superpotências da época.

A descrença também é grande no Acre, esse pequeno torrão incrustrado no centro da Floresta Amazônica. Naquele 20 de julho, não havia televisão no Estado, muito menos transmissão ao vivo. Tinha apenas o rádio que, raramente, cobria eventos internacionais com a precisão do tempo real.

O que pensa o acreano

Na manhã deste sábado (13) a reportagem do ContilNet saiu às ruas da cidade para colher opiniões a respeito do controverso tema e ouviu pessoas em variados pontos da cidade. A maioria tem dúvidas sobre a veracidade dos fatos apresentados desde aquele ano de 1969.

Anaire Morais/Foto: COntilNet

A primeira entrevistada foi Anaire Morais, 24 anos, que trabalha como secretária em uma empresa no Bosque. Ela disse não ter dúvidas sobre a chegada do homem à Lua. Argumenta que a falta de conhecimento e de estudo é o que faz um grande número de pessoas não acreditar nesse fato.

“Tem tanta tecnologia hoje em dia, coisas que jamais pensaríamos ser possíveis alguns anos atrás, então porque não acreditar numa tecnologia capaz de levar o homem à Lua?”, indaga Anaire.

De acordo com levantamento divulgado pelo VTsIOM, o instituto nacional de pesquisas de opinião da Rússia, o nível de descrença varia entre de 6% a 57%. Reportagem publicada pelo portal G1 Nacional na última quinta-feira indica que “levantamento semelhante realizado pelo instituto Gallup nos Estados Unidos apontou que 6% dos americanos não acreditam que o homem tenha pisado na Lua. Mas outras sondagens chegam a apontar que esse número pode ser bem maior: na casa dos 20%”.

Manoel Gomes Correia/Foto: ContilNet

Entre esses está o comerciante Manoel Gomes Correia, 68 anos, dono de uma mercearia no Calafate. O homem diz não acreditar na ida do homem à Lua por ter muitas dúvidas sobre a possibilidade de tal feito.

“Eu vou lhe dizer uma coisa: eu duvido muito que isso tenha acontecido. Eu acho que é tudo mentira”, destacou Manoel.

Em uma enquete iniciada em 20 de julho de 2014 pelo portal R7, que ainda está ativa, é perguntado “Você acredita que o homem foi mesmo à Lua em 1969?”. O resultado parcial indica que 38% das pessoas que responderam a opção “Sim, tenho certeza que o homem pisou na Lua”; 24% optaram por “Não tenho certeza”, e 37% clicaram em “Não, acho que foi uma encenação dirigida por Stanley Kubrick”.

Kublick citado na enquete foi um cineasta, roteirista, produtor de cinema e fotógrafo americano. Considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos, foi autor de grandes clássicos do cinema, entre esses está Uma Odisseia no Espaço (1968). A qualidade dos efeitos especiais desse filme alimentou muitas das teorias de conspiração que envolvem o caso.

Isaias Rodrigues/Foto: ContilNet

No Centro de Rio Branco, o ambulante Isaias Rodrigues se soma aos demais que não acreditam. Também é adepto das teorias que afirmam ter sido montagem cinematográfica, com fotos e vídeos forjados para fazer parecer que a Lua foi visitada por humanos.

“Eu não acho que o homem tenha essa capacidade de chegar até a Lua. Mas tem gente que acredita”, garante.

Os dados divulgados pela Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, afirmam que Armstrong e Aldrin passaram 21 horas e meia na Lua, onde coletaram 21,5 quilogramas de material para trazer de volta à Terra.

Sebastião Nunes/Foto: ContilNet

Na praça do Mercado Novo, o aposentado Sebastião Nunes não diz que sim, nem que não. Em curtas palavras ele argumenta: “Eu acho que ir na Lua é difícil”.

Opiniões e considerações à parte, o homem foi à Lua, sim, e não foi só uma vez, foi seis vezes, com doze astronautas pisando em solo do nosso satélite natural (Veja, abaixo, as missões e astronautas que desceram na Lua).

Já o estudante Marcos Damasceno não só discorda da primeira missão, quanto das demais.

Marcos Damasceno/Foto: ContilNet

“Eles dizem que foram uma vez, mas não voltaram mais lá desde então. Acredito que, com a tecnologia de hoje, já teria dado para eles irem lá outras vezes”, disse.

Missões e astronautas que desceram na Lua:

Julho de 1969 – Missão Apollo 11 – Neil Armstrong e Edwin Eugene “Buzz” Aldrin Jr.

Novembro de 1969 – Missão Apollo 12 – Charles “Pete” Conrad e Alan Bean

Fevereiro de 1971 – Missão Apollo 14 – Alan Shepard e Edgar Mitchel

Julho de 1971 – Missão Apollo 15 – David Randolph Scott e James Irwin

Abril de 1972 – Missão Apollo 16 – John Watts Young e Charles Duke

Dezembro de 1972 – Missão Apollo 17 – Eugene Cernan e Harrison Schimitt

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

População ainda duvida da chegada do homem à Lua ocorrida há quase 50 anos