ContilNet Notícias

Prefeitura de Rio Branco não quer UPAs sob responsabilidade municipal

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Durante uma coletiva de imprensa dada pela secretária estadual de Saúde, Mônica Fares, na última terça-feira (2), um dos assuntos abordados foi a possibilidade de passar a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do estado para o município. Após a declaração, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tratou logo de se posicionar e emitiu um nota onde explica que caso isso ocorra afetaria a capacidade da Capital no atendimento de saúde.

Na nota, a Semsa diz que até o momento não houve tratativa sobre esse assunto ou qualquer outro com a secretária de Saúde do Acre e que municipalização de qualquer serviço na área de saúde precisa ser pactuada entre as esferas de governo.

Oteniel Almeida/Foto: ContilNet

A Semsa diz ainda que neste momento todos os esforços da Prefeitura de Rio Branco estão voltados para o fortalecimento da Atenção Básica, que é o que compete atualmente ao município de Rio Branco e que tem focado os esforços na melhoria da assistência prestada pelas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs), Policlínica Barral y Barral e Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPs).

Por último, a nota diz que a gestão municipal confia que a atual divisão de competências no sistema público de saúde seja respeitada e que não incorra em transferência de responsabilidades, o que afetaria a capacidade do município no atendimento da assistência básica em saúde.

Sair da versão mobile