Prefeitura promove intercâmbio entre produtores para estimular agricultura familiar

Um grupo de produtores familiares de várias regiões do Município de Rio Branco, visitou nesta quinta-feira, 25, o Polo Agrícola Custódio Freire, para conhecer uma experiência bem-sucedida de cultivo protegido de hortaliças, desenvolvida pela família do senhor Raimundo José de Lima. O evento foi organizado pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (SAFRA). A Semana da Agricultura Familiar, foi aberta na última terça-feira, 23, pela Prefeita Socorro Neri com a entrega de 160 kits para a produção de hortaliças e equipamentos agrícolas, na abertura da Semana da Agricultura Familiar. No encerramento que aconteceu hoje, 25, o prefeito em exercício Antônio Morais, fez questão de conhecer o projeto.

“A ideia é celebrar e compreender que essas famílias cumprem um papel importante na economia na nossa cidade. Aqui, nós estamos tendo uma experiência do cultivo protegido de hortaliças como: cheiro verde, cebolinha, coentro, salsa e couve, produtos comercializados nos mercados de Rio Branco, na Ceasa e também em feiras de barros”, destacou o prefeito.

Segundo o secretário de agricultura Paulo Sérgio Braña, a SAFRA está promovendo esses intercâmbios, colocando um agricultor frente a frente com outro agricultor para estimular conhecimentos entre os produtores. “Encerramos hoje o dia Internacional da Agricultura Familiar, muito feliz, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico ainda tem muito trabalho nesse verão, que vai até o final de outubro”.

“Quando o Poder Público realiza ações para fomentar e incentivar a agricultura familiar nos deixa animados. Trabalho desde criança nessa área, sempre com a orientação do meu pai. Hoje, tenho esposa e filhos, nosso sustento todo vem da terra. Quero que os meus filhos estudem, mas cresçam sabendo valorizar o cultivo da terra, se não for hortaliças, que seja outras culturas”, observou Natalício Silva de Lima, proprietário da área usada como modelo para os outros produtores.

Maria Odaiza de Souza, tem uma propriedade rural no km 14 da Transacreana, onde cultiva hortaliças de forma convencional. Ela disse que trouxe dois filhos para acompanhar as orientações da SAFRA, porque pretende ampliar a produção de verduras e investir no cultivo protegido. “Eu não consigo fazer tudo que vi aqui, mas tudo que acompanhei é maravilhoso. Pretendo construir pelo menos três galpões e agradeço muito aos técnicos da Prefeitura”, comentou

PUBLICIDADE