Diga que vou
Secretária de Saúde Mônica Feres ao ser questionada pelo jornalista Jairo Carioca no Programa Fale com o governador que foi ao ar na segunda (8) na Rádio Aldeia, que irá à Assembleia Legislativa para ser sabatinada pelos deputados. “Vou à Assembleia conhecer os projetos que os deputados estaduais têm para a saúde do Acre. Como bons parlamentares eles devem ter muita proposta para melhoramos a saúde no Estado”.
Destacou-se
Para quem foi chamada de “muda”, Mônica se destacou nas respostas dadas durante o programa afirmando que o problema do sistema não é dinheiro, mas, gestão. Pelas declarações da especialista, o SUS precisa ser construído desde a unidade de saúde até a assistência de média e alta complexidade.
Caravana
A secretária vai percorrer os 22 municípios debatendo saúde com os gestores. Ela disse que no caso de Rio Branco não existe escolha, as UPAs serão repassadas ao município, como determina as regras do Sistema Único de Saúde.
Mudança
Outra mudança que chama atenção é a volta de atendimento somente de emergência no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. A medida altera a política de saúde implantada por Alysson Bestene. Além disso, estão sendo reestruturadas as escalas de médicos para atender as demandas da população.
Novo prazo
Mônica disse que em nenhum momento se escondeu, apenas pediu um prazo de 30 dias para começar a organizar a Casa. Durante o programa ela pediu um novo prazo, dessa vez até o final de agosto para começar a apresentar os resultados positivos.
Pauta ambiental
Começa hoje a partir das 8 horas no auditório da Secretaria de Fazenda, a oficina Amazônia Legal sem Resíduo. A proposta do encontro é fortalecer a responsabilidade compartilhada dos gestores municipais e da sociedade civil, a fim de garantir a saúde pública e a qualidade ambiental.
O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Ney Amorim, ao que tudo indica, deve ir para o Partido Republicano, o PR. Tapete vermelho foi esticado para o parlamentar em Brasília. A sigla garante a envergadura necessária para Ney articular seu projeto político visando as eleições de 2020 e 2022.
Eleições
Falando em eleições, o nome que pode disputar a eleição pelo Partido dos Trabalhadores é de Jorge Viana. Resta saber se ele pretende entrar nessa sinuca de bico. Se ganhar recomeça a vida política de onde começou, na prefeitura, mas, se perder, se desgasta definitivamente.
Liderança
O Palácio Rio Branco descartou qualquer possibilidade do deputado Luiz Tchê (PDT) sair da liderança do governo após o recesso parlamentar. Habilidoso, Tchê vem conseguindo resultados positivos na relação com a base. E olha que ainda não conta com o apoio necessário para melhorar ainda mais essa comunicação.
Com o empréstimo aprovado pela Câmara Municipal o prefeito Ilderlei Cordeiro começa a pavimentar a sua reeleição. A previsão é de recuperação de 100 quilômetros de ruas. A agência financiadora será a Caixa Econômica Federal.
Saiu da toca
Vagner Sales que desde sua exoneração estava enclausurado em sua fazenda, foi visto pelos corredores da Câmara Municipal no momento da votação. Do outro lado, assessores e secretários do município também fizeram lobby pela liberação de R$ 15 milhões para o município.