Rio Branco, Acre,

Restos de submarinos sumidos com 79 a bordo durante Segunda Guerra são achados

As embarcações, que foram afundadas no mar da China Meridional em dezembro de 1941, sumiram com 79 homens a bordo

Pesquisadores descobriram, no fundo das águas oceânicas próximas à Malásia, restos de dois submarinos holandeses naufragados durante a Segunda Guerra Mundial. As embarcações, que foram afundadas por explosivos japoneses no mar da China Meridional em dezembro de 1941, tinham desaparecido junto aos corpos de 79 homens que estavam a bordo. Apenas algumas sobras do HNLMS O 16 foram achadas, enquanto que apenas uma parte do casco do HNLMS K XVII foi detectada.

HNLMS K XVII, EMBARCAÇÃO QUE NAUFRAGOU EM 1941 (FOTO: DUTCH NATIONAL ARCHIVES)

“É uma notícia muito triste. É chocante para todos os familiares, mas ao mesmo tempo isso não me surpreende”, afirmou Jet Bussemaker, ex-ministra holandesa e bisneta do comandante Anton Bussemaker, que morreu no O 16. “Como ministra, tive que reportar à Câmara que três navios de guerra desapareceram das águas da Indonésia. Já havia indicações de que o O 16 havia sido adulterado”, contou.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários